Flamengo foi campeão da última edição de torneio criado por Silvio Santos
Em 97, Rubro-Negro largou o Carioca e ganhou a Copa dos Campeões Mundiais contra São Paulo
Domingo, 18 de agosto de 2024
O apresentador Silvio Santos morreu neste sábado, aos 93 anos, e um dos clubes que prestaram homenagem nas redes sociais ao ícone da televisão brasileira foi o Flamengo. Curiosamente, o Rubro-Negro foi o último campeão do torneio criado e promovido pelo dono do SBT.
Em 1995, em parceria com a empresa "Sport Promotion", o SBT inventou a Copa dos Campeões Mundiais, que reunia os times brasileiros que já haviam ganhado o Mundial Interclubes até então: Flamengo (1981), Grêmio (1983), São Paulo (1992 e 1993) e Santos (1962 e 1963). O torneio, em caráter amistoso, era disputado em julho, depois dos estaduais e antes de começar o Campeonato Brasileiro, e em duas sedes fixas.
O SBT bancava todos os custos de logística e pegava a cada clube uma cota de 200 mil dólares pela primeira fase, disputada no modelo todos contra todos e os dois melhores avançando para a final. O campeão recebia mais 200 mil dólares, e o vice, mais 100 mil dólares, segundo informado pela imprensa na época. Os times ainda levavam 60% do borderô de cada jogo (bilheteria descontada dos custos) em caso de vitória, 50% se empatassem e 40% nas derrotas.
E valia tudo para promover a disputa. Por exemplo, Renato Gaúcho, que era do Fluminense e havia sido algoz do Flamengo na final do Carioca de 1995, jogou o torneio pelo Grêmio, onde tinha conquistado o título mundial em 1983, e enfrentou novamente o Flamengo na estreia. O Jornal do Brasil da época disse que o SBT também convidou Zico (aos 42 anos) e Raí (que estava no PSG) para reforçarem naquela edição o Rubro-Negro e o São Paulo, respectivamente, mas eles não jogaram.O São Paulo ganhou a competição em cima do Santos, e o SBT teve a média de 25 pontos de audiência com a sua Copa. Segundo contou o diretor de esportes do canal, Osmar de Oliveira, ao "Jornal do Brasil" na época, Silvio Santos estava satisfeito com o investimento no esporte e a ideia para o ano seguinte era convidar um time europeu. Mas em 1996 o torneio passou a entrar no calendário da CBF.
No ano seguinte, o Flamengo chegou pela primeira vez à final, mas na decisão no Mané Garrincha perdeu por 2 a 1 para o São Paulo, que foi bicampeão. Mas em 1997 o Rubro-Negro deu o troco, mesmo sem o craque Romário, que estava com a Seleção na Copa América. O time dirigido pelo técnico Sebastião Rocha estreou com um 0 a 0 com o Santos no estádio Pedro Pedrossian, em Campo Grande, e depois empatou com o São Paulo em 2 a 2 no Mané Garrincha, com gols de Iranildo e Maurinho.Precisando ganhar o terceiro e último jogo, novamente em Brasília, o Rubro-Negro atropelou o já eliminado Grêmio por 4 a 2, com dois gols de Lúcio, um de Fabiano e um de Maurinho. Com o resultado, o Flamengo se classificou para a final com cinco pontos, um a mais que o Santos. Na decisão, outra vez o São Paulo pelo caminho, que tinha feito a melhor campanha com sete pontos.
O Tricolor tinha um timaço, com Denílson, Dodoô e Aristizábal na frente. O Flamengo até poderia ter tido Romário na final após o fim da Copa América, mas o craque voltou lesionado da Seleção e foi a Brasília só para torcer. O Rubro-Negro começou melhor o jogo e desperdiçou boas chances com Júnior Baiano e Lúcio, mas o São Paulo não demorou a equilibrar a partida e teve grande oportunidade com Denílson e Dodô.
Aos 40 minutos, Iranildo aproveitou cruzamento de Fabio Baiano para marcar e virar herói. No segundo tempo, Lúcio ainda acertou a trave aos 12 minutos e quase fez o segundo. A partir dos 25, o São Paulo pressionou em busca de empate, mas parou na grande atuação do goleiro Júlio César. O Flamengo impediu o tricampeonato paulista e foi campeão da última edição do extinto torneio ligado ao Silvio Santos.
Fla peitou Ferj e abandonou Carioca
Para ser campeão, no entanto, o Flamengo peitou a Ferj e abandonou o Campeonato Carioca. O que aconteceu? O Vasco naquela época teve quatro jogadores convocados para a Seleção: Carlos Germano e Edmundo para a principal, e Hélton e Pedrinho para a sub-20, que iria disputar o Mundial da categoria.
Então, o vice-presidente de futebol vascaíno, Eurico Miranda, pediu o adiamento das partidas com base no artigo 100 das Normais Orgânicas da CBF, que dizia que "os clubes que têm mais de três atletas requisitados para a Seleção não podem ser obrigados a participar de jogos da Federação a que estejam filiados". A Ferj atendeu e paralisou o campeonato do fim de maio até o início de julho.
Como o Flamengo estava disputando a Copa dos Campeões Mundiais naquele mês, e tinha remotas chances de ganhar o terceiro turno e seguir vivo no Carioca, o clube enviou um ofício à Ferj avisando que não poderia jogar as duas últimas rodadas, contra Americano e Vasco, por causa do calendário (no cenário político, jornais relatavam que o presidente rubro-negro na época, Kleber Leite, era opositor declarado ao presidente da federação, Eduardo Viana). O Fla então levou W.O. nos últimos dois jogos do Estadual, que foi alvo de críticas na imprensa por sua organização.A Copa Copa dos Campeões Mundiais de 1997 vencida pelo Flamengo, foi a última edição da competição criada e bancada pelo SBT de Sílvio Santos.
Nenhum comentário