Cidade italiana com 9 mil habitantes igualou o Brasil em ouros nas Olimpíadas 2024
A cidade tem pouco mais que a metade da população de Santo Antonio do Leverger-MT
Domingo, 11 de agosto de 2024
Enquanto os olhos do mundo estavam voltados para as grandes potências esportivas, uma cidade italiana mostrou que o tamanho de uma cidade não define o tamanho das conquistas. Com apenas 9 mil habitantes, Roncadelle, da província de Brescia, Itália, conquistou três medalhas de ouro nas Olimpíadas de Paris 2024, se equiparando ao mesmo número de conquistas do Brasil.
O feito começou com Giovanni De Gennaro, um especialista na canoagem slalom, que levou o ouro, após ter finalizado a prova em 88,22 segundos e deixado para trás o favorito da competição. Pouco tempo depois, Alice Bellandi subiu ao tatame no judô, categoria até 78kg, e venceu a israelense Inbar Lanir, adicionando mais uma medalha de ouro ao quadro italiano.
Mas Roncadelle não parou por aí. A cidade enviou ao todo quatro atletas para os Jogos de Paris, incluindo Anna Danesi, capitã da seleção italiana de vôlei feminino, que subiu ao pódio em primeiro lugar após derrotar os EUA neste domingo por 3 sets a zero.
O prefeito de Roncadelle, Roberto Groppelli, expressou o orgulho da cidade ao ver quatro de seus cidadãos representando a Itália nos Jogos Olímpicos.
“Saber que quatro atletas partiram para essa maravilhosa aventura esportiva e de vida da mesma cidade em que você sempre viveu já é, por si só, motivo de orgulho”, declarou Groppelli.
Com 9 mil habitantes, Roncadelle tem pouco mais da metade da população da cidade de Santo Antonio do Leverger-MT (34 Km de Cuiabá), que possui 17 Mil habitantes.
História
Com raízes que remontam ao período romano, a cidade era conhecida na Idade Média como “Runca” e se destacava pela agricultura. Hoje, apesar de ainda preservar essa herança, a cidade também se modernizou, com a presença de pequenas indústrias e de desenvolvimento urbano.
O orgulho local não se limita apenas aos resultados olímpicos. A cidade é famosa por suas igrejas históricas, como a Igreja de São Bernardino, e por suas vilas que refletem a arquitetura da região. Além disso, Roncadelle é um centro de festividades culturais, onde os habitantes se reúnem para celebrar suas tradições em feiras e festas religiosas.
Nenhum comentário