Milho mato-grossense tem menor saldo de exportações dos últimos três anos
Terça-feira, 14 de maio de 2024
Milho mato-grossense tem menor saldo de exportações dos últimos três anos. Os dados que foram atualizados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que as exportações mato-grossenses do produto tiveram o pior saldo, em se tratando de volume físico, dos últimos três anos referentes ao mês de abril.
As exportações de milho de todo país totalizaram 64,11 mil toneladas, volume 84,97% inferior ao que foi observado no mesmo período de 2023, com base na secretaria de Comércio Exterior (Secex). No estado, o principal produtor do cereal do país, enviou ao exterior um total de 9,21 mil toneladas do grão em abril, o que no comparativo com março, representa uma redução de 95,93%.
Os menores volumes exportados em abril acabam sendo comuns neste período do ano, haja visto que os terminais portuários declinam para a soja, influenciados pelo período de entressafra do cereal. Entretanto, em abril foram registrados os menores níveis dos últimos três anos, justificados pela saída repentina do principal importador dos últimos meses, a China.
Por fim, com a entrada da nova safra nos próximos meses, é esperada que as exportações retomem aos níveis observados dos últimos anos e voltam a protagonizar a movimentação nos portos.
Nenhum comentário