HMC tem 78 pacientes de Cuiabá e 220 do interior, diz Emanuel, que desafia Mauro Mendes a conversar (Veja Vídeo)
O estado desestruturou a saúde no interior, fechou unidades e a população está correndo para Cuiabá, diz Emanuel, desafiando o Governador a conversar.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, gravou um vídeo nesta sexta-feira 26, em frente ao HMC (Hospital Municipal de Cuiabá), afirmando que se trata do maior hospital de Mato Grosso, que a população Cuiabana construiu, equipou e mobiliou durante a sua gestão.
Emanuel prossegue dizendo que o hospital atende todo o estado de Mato Grosso, ele é um hospital regional, diz, e compartilha o número de pacientes internados hoje (sexta-feira), 298 pacientes internados, sendo 220 do interior do estado e apenas 78 de Cuiabá.
O prefeito pergunta "quem paga essa conta?", e ele mesmo responde: "A população Cuiabana. "
A população de Cuiabá carrega a muitos tempos a saúde de Mato Grosso nas costas, e agora, está ainda mais sobrecarregado porque nossa gestão ampliou os serviços para a população, como o HMC, duas Upas e tantas outras coisas, diz o prefeito, que, continua dizendo que com isso, o estado desestruturou a saúde no interior, fechou unidades e a população do interior está correndo para Cuiabá.
Emanuel segue dizendo que até ai, tudo bem, faz parte da vocação de Cuiabá ser mãe de todos os munícipes, mas, cada um tem que fazer sua parte: União, estado e município, e que, até agora, só Cuiabá está carregando este piano.
Segundo o prefeito, A União ajuda, Cuiabá banca tudo e o estado, pouca coisa ou quase nada faz, o que ele diz que "isso não é justo"
No vídeo, o prefeito diz que falam em estadualização, mas, a estadualização é isso, e que, se for para atender apenas a população de Cuiabá (um quarto dos pacientes), o dinheiro da prefeitura dá e sobra, "aqui seria uma saúde de primeiro mundo", mas, os recursos da prefeitura de Cuiabá estão atendendo o estado inteiro e a população Cuiabana está ficando sem leito, sem espaço e tendo que pagar a conta da saúde do estado sozinho, afirma.
Emanuel diz que há muita conversinha sobre política e ele já diz que este ano ele está fora do processo eleitoral, ele não está interessado com política, mas, com solução para a saúde de Cuiabá e de Mato Grosso, reafirmando que Cuiabá carrega a saúde de Mato Grosso nas costas.
Por fim, Pinheiro diz que só vê uma solução para se resolver a Saúde e sugere:
"Sentar na mesa", honrando os cargos que ocupam, o prefeito e o governador do estado, e lança o desafio ao governador Mauro Mendes:
"E ai, Mauro, vamos nessa?" Que dia você pode me receber em audiência para tratar da saúde de Cuiabá e de todo Mato Grosso?
Veja Vídeo:
Nenhum comentário