Advogado que denunciou esquema de deputados no Detran é assassinado dentro do carro em Cuiabá
Quarta-feira, 06 de dezembro de 2023
O Advogado Roberto Zampieri foi assassinado dentro do seu próprio carro, um Fiat Toro, na porta do escritório de advocacia, na rua Topázio, bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá. O crime aconteceu no começo da noite desta terça-feira (5), quando ele deixava o local de trabalho.
De acordo com as primeiras informações, testemunhas ouviram os disparos por volta das 19h40.
O advogado havia deixado o escritório e entrado no carro, quando foi surpreendido pelo suspeito, que, chegou a conversar com a vítima antes de efetuar vários disparos contra ele. Estima-se que mais de 10 tiros foram disparados, sendo 9 certeiros.
Informações são de que a janela do carro estava aberta, enquanto eles conversavam, já que a polícia não encontrou vidros estilhaçados. Os disparos foram feitos pela janela do carona.
O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e a equipe confirmou a morte no local. Os tiros foram dados pela janela da porta do carona.
Cena do crime foi isolada para os trabalhos da Delegacia de Homicídios e Perícia Oficial (Politec).
Zampieri apresentou denúncia do caso conhecido como Operação Bereré, que envolvia as empresas Santos Treinamento e ELG Mercados, empresas estas investigadas em apuração de esquemas de fraude, desvio e lavagem de dinheiro no âmbito do Detran, na ordem de R$27,7 milhões, que operou de 2009 a 2015.
Na investigação, consta que parte dos valores repassados pelas financeiras à ELG Mercados por conta de um contrato com o Detran, retornava como propina a políticos, dinheiro que era lavado pela Santos Treinamento.
Três deputados da época (um ainda continua com mandato na Assembléia Legislativa) tiveram seus nomes envolvidos no recebimento das propinas e foram alvos da Operação.
Na denúncia, o advogado acusou um ex-deputado de ter comprado uma fazenda com dinheiro do esquema.
A Redação do Digoreste News está finalizando uma matéria com todos os detalhes e nomes dos políticos envolvidos na denúncia do advogado, assassinado nesta noite .
OAB-MT lamenta a morte do advogado
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e o Conselho Federal (CFOAB) acompanham na noite desta terça-feira (6) as primeiras informações sobre a execução do advogado Roberto Zampieri, em frente ao seu escritorio, no bairro Bosque da Saúde em Cuiabá.
A Ordem dos Advogados está representada no local do crime, onde a perícia inicia os trabalhos de investigação.
Também falou com a direção da Polícia Judiciária Civil, para obter informações relativas à ocorrência violenta.
A OAB-MT lamenta a morte de Roberto Zampieri, advogado atuante na Capital e no interior, e expressa condolências aos familiares, neste momento extremamente difícil e triste.
E reitera que seguirá acompanhando o caso na busca de uma resposta célere e eficaz.
Nenhum comentário