Relatório aponta as defesas para educação pública em Mato Grosso após três dias de debates
Documento subsidiará os enfrentamentos no estado, bem como as defesas de propostas para o novo Plano Nacional de Educação
Terça-feira, 17 de outubro de 2023
Os cerca de 400 trabalhadores da educação pública de Mato Grosso, presentes no XII Encontro Estadual de Educação do Sintep-MT, concluíram três dias de debate no último sábado, 14/10, com um relatório. O documento reúne as reivindicações da categoria apontando questões como condições de trabalho e investimentos na educação pública. O documento será encaminhado ao governo estadual, à Assembleia Legislativa, ao Ministério Público Estadual e a entidades de defesa da Educação Pública, com objetivo de promover as melhorias no sistema de educação de Mato Grosso e do país.
Durante a mesa de encerramento dos trabalhos, aberta pelo presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, foi destacado o esforço coletivo dos profissionais por dedicar três dias de feriado prolongado para debater a Educação Pública e as lutas da categoria. Conforme o presidente, o esforço coletivo possibilitou o diagnóstico fundamentado nas angústias, desafios da realidade vivida nas escolas estaduais e municipais de Mato Grosso, para assegurar o direito à educação de crianças, jovens e adultos.
“Tivemos um olhar sobre os desafios da educação pública a partir da realidade de Mato Grosso e pudemos perceber o quanto estamos distantes de políticas inclusivas, do respeito à diversidade, os impactos que o redimensionamento tem provocado no direito à educação. Os debates proporcionaram um relatório com subsídios para podemos cobrar dos órgãos responsáveis o cumprimento da garantia à Educação, ao aprendizado e a valorização dos profissionais”, destacou.
A secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT e coordenadora da XVII Encontro Estadual do Sintep-MT, Guelda Andrade, ressaltou que os debates proporcionaram reflexões importantes e devem ser levados para as discussões da Conferências Nacional Extraordinária de Educação (Conae), cuja as etapas municipais começarão neste mês de outubro.
“Nós temos o desafio de participar das etapas da Conae e defender os temas pontuais para a Educação Pública de qualidade. Não adianta ficarmos com os desdobramentos de três dias de encontro, apenas conosco. Temos que encaminhar isso no Plano Nacional de Educação, no Plano estadual e municipais. Inclusive trazendo para o debate das garantias de financiamento, para além do Fundeb, pois só assim iremos conseguir a equidade, atendimento à diversidade brasileira, respeitando os territórios e povos que vivem no Brasil. Só assim vamos garantir a democratização da educação pública, com base no acesso a matrícula, permanência e qualidade da educação pública. Temos que garantir a Gestão Democrática no espaço da escola, pois por meio dela conseguimos assegurar outros direitos”, afirmou.
“Vamos nos aquilombar”, destacou a vice-presidente do Sintep-MT, Leliane Borges. A educadora fez um manifesto de convocação aos profissionais da educação para que juntos façam a resistência e o enfrentamento aos desmandos dos gestores, sobre as conquistas e defesas dos trabalhadores da educação em Mato Grosso
A primeira secretária do Sintep-MT, Maria Luiza Zanirato, concluiu lembrando que, as perdas de conquistas que os profissionais da educação (ativos e aposentados) vivenciam, fazem parte de lutas com ganhos anteriores, e, se isso já ocorreu, é sinal de que podem ganhar ainda mais. “Nossa resistência não tem fim”, afirmou.
Entre os temas elencados no documento resultado do XII Encontro Estadual do Sintep-MT estão: reconhecimento e valorização do funcionário dentro do plano de carreira; respeito aos direitos trabalhistas; retomada do programa de formação; aprofundamento sobre o impacto do material estruturado na rede estadual; cobranças de ação educacional indígena; defesa da gestão democrática no espaço escolar; denunciar a política desumana de bonificação do governo de Mato Grosso; denunciar o alto índice de jovens e adultos sem saber ler e saber; denunciar coação, entre outros.
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