Estátua de Lúcifer na igreja da Santíssima Trindade Marylebone, Inglaterra, é assustadora
Segunda-feira, 19 de junho de 2023
Escondido na igreja da Santíssima Trindade em Marylebone, Westminster, reside o Lúcifer de Paul Fryer. A igreja não é usada para adoração há quase 40 anos, o que a torna a morada perfeita para esta instalação grotescamente bela.
Isso mostra Lúcifer como uma figura preta oleosa, com enormes asas brancas enredadas em linhas de energia. A peça foi criada a partir de cera, concreto, alumínio, cordão de borracha e penas, e tem um efeito assustadoramente dramático.
A justa posição do anjo caído na igreja em desuso, iluminada pela luz dos vitrais, parece fazer um comentário social sobre o declínio da fé cristã em um mundo que está avançando tecnologicamente.
Então, por que chamá-lo de estrela da manhã? Antes dos escritores cristãos entenderem o nome Lúcifer, o significado era literalmente estrela da manhã, a personificação de Vênus no céu.
Muitas vezes retratado como um homem alado segurando uma tocha. Uma vez usado para o nome do anjo que se rebelou contra Deus e começou a guerra dos céus, isso pegou e pode ser captado em escritos como a Divina Comédia de Dante ou o Paraíso Perdido de Milton.
O trabalho de Fryer encapsula a imagem do anjo com a alma negra, expulso do céu perfeitamente. Muito de seu trabalho tem base religiosa ou científica.
Nenhum comentário