Morre Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco da Gama

Domingo, dia que o jogador enchia de alegria os torcedores, também foi o dia que decretou o triste fim da história.


 Domingo, 08 de janeiro de 2023 

Roberto Dinamite, maior ídolo da história do time Vasco da Gama, faleceu na manhã deste domingo, aos 68 anos. O ex-jogador lutava contra um câncer no intestino desde o fim de 2021, mas não resistiu à complicações do tumor. O próprio clube confirmou a informação em suas redes sociais.

Carlos Roberto Gama de Oliveira, nascido em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, acumula 708 gols em 1.110 jogos disputados pelo Vasco. Ele também é o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 tentos, marca que perdura até os dias atuais.

Pelo Gigante da Colina, o ex-atacante conquistou um título do Brasileirão (1974) e cinco Estaduais (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).

O jogador teve breve passagem pelo Barcelona, da Espanha, e defendeu a Portuguesa e o Campo Grande antes de retonar ao time do coração para encerrar a carreira em um amistoso, entre Vasco e La Coruña, no Maracanã. Na ocasião, Zico, ídolo do Flamengo, vestiu a camisa vascaína para exaltar o amigo.

Mesmo após se aposentar dos gramados, Roberto Dinamite não encerrou suas contribuições ao Vasco. Ele ocupou o cargo de presidente do clube, em 2008, e permaneceu por lá até o segundo rebaixamento da história da equipe, em 2013.

Em outubro de 2021, o ídolo foi homenageado com uma estátua em São Januário, feita através de um programa de financiamento coletivo que arrecadou, em menos de seis horas, R$ 190 mil para sua construção. O monumento foi inaugurado no dia 28 de abril deste ano, com grande festa da torcida.


Nenhum comentário