Produzido a 42 anos, Gol deixa de ser fabricado pela Volkswagen (Veja história do veículo)
Domingo, 13 de novembro de 2022
O carro mais vendido do Brasil por 27 anos será fabricado até o fim deste ano e será substituído pelo Polo Track a partir de janeiro de 2023.
Com o fim da produção do Gol, a Volkswagen encerra uma história de 42 anos na indústria automotiva nacional. Maior sucesso da marca no país, o carro mais vendido do Brasil por 27 anos será fabricado até o fim deste ano e será substituído pelo Polo Track a partir de janeiro de 2023.
Lançado em 1980 na fábrica de Taubaté (SP), o Gol marcou gerações inteiras com mais de 8 milhões de unidades produzidas e se tornou o carro mais vendido e exportado da história do mercado nacional.
Substituto do Fusca
Tudo começou em 1976, quatro anos antes do lançamento oficial do veículo. Foi na década de 70 que a fábrica de Taubaté iniciou as atividades com a produção de peças para a Kombi e o Fusca. Dois anos depois, a planta iniciou a produção de veículos com a montagem do Passat. Na época, a unidade tinha 1.600 funcionários.
No entanto, foi mesmo no início da década de 80 que a fábrica avançou para uma nova fase no mercado automobilístico, com o início da produção do Gol Geração I motor 1.3, que tinha a missão de substituir o Fusca, outro sucesso da marca.
Essa primeira versão tinha motor refrigerado a ar, câmbio com quatro marchas e duas portas, já que os modelos com quatro ainda não tinham aceitação no mercado brasileiro.
Em 1981, o Gol foi atualizado um motor mais potente de 1,6 litro, que ajudou a fábrica do interior de São Paulo a atingir 100 mil unidades de produção em 1982. Em 1984, chegou ao mercado o primeiro Gol GT, com motorização 1,8 litro.
Ao longo dos anos, o produto acompanhou a evolução tecnológica do mercado automobilístico e passou a emplacar cada vez mais vendas. Em 1989, por exemplo, o Gol foi o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica, totalmente desenvolvido em Taubaté. No ano seguinte, a montadora chegou ao marco de um milhão de unidades produzidas na fábrica.
Gol Bolinha e motor Flex
Em setembro de 1994, foi lançado o modelo G2, mais conhecido com Gol Bolinha e considerado uma segunda geração do modelo. Foi considerado uma grande evolução por garantir mais segurança, mais espaço e menos barulho.
Já em 2003, o carro foi responsável por uma nova inovação no mercado brasileiro com o lançamento do Gol Total Flex, primeiro veículo com o motor flex.
Depois disso, a fábrica recebeu diversos investimentos que foram focados na evolução do carro. Com isso, foram lançados outros modelos, como o Gol G4, G5, G6, G7, G8 e o Novo Gol.
Gol Last Edition
Como forma de celebração ao fim da linha de produção do Gol, a Volkswagen anunciou um último modelo: o Gol Last Edition.
Esportivo e com uma única cor - vermelho com detalhes em preto - o novo produto da fabricante ainda não tem data para chegar ao mercado, mas serão vendidas apenas mil unidades do modelo, sendo 650 no Brasil e 350 na América Latina.
De acordo com a montadora, a ideia foi manter a esportividade do Gol e incluir detalhes únicos, como um logo específico com uma peça tridimensional, o número de cada unidade (de uma mil) no painel, além de todos os acessórios disponível na fábrica em Taubaté (SP).
A novidade foi anunciada à imprensa com um vídeo gravado pelo jornalista Claudio Carsughi, que realizou o primeiro teste jornalístico com o Gol em maio de 1980 e também foi o primeiro profissional de imprensa a experimentar o Last Edition.
De acordo com a Volks, o preço do carro já foi definido, mas ainda não pode ser divulgado.
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