Lula vai a COP27 'de carona' em jatinho de empresário que foi preso por corrupção
O presidente eleito tem afinidades com o empresário desde 2014
Segunda-feira, 14 de novembro de 2022
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou nesta segunda-feira para a COP-27 em jatinho particular do empresário José Seripieri Junior, que fechou delação com a PGR
Geraldo Alckmin, que coordena a transição, confirmou a carona de Lula, rumo à COP27, em jatinho do empresário José Seripieri Jr, fundador da Qualicorp e hoje dono da QSaúde. “Informação que eu tenho é que não é emprestado, o proprietário está indo junto no avião”, disse.
Com a declaração, o vice-presidente eleito desmonta versão que circulou nas redes petistas de que a aeronave teria sido fretada. Segundo Alckmin, outras pessoas acompanharão Lula no voo, como “ex-governadores e lideranças políticas ambientais”. Ele não citou nomes.
José Seripieri Junior foi preso pela Lava Jato em 2020, e fechou acordo de delação premiada, homologado pelo STF.
Chamou a atenção durante sua prisão, o fato de que o empresário ficou em uma cela do terceiro andar da sede da Polícia Federal, em São Paulo, num espaço de 11,6 metros quadrados que não possuía TV e não tinha direito a banho de sol ou a visitas da família. Havia apenas uma mesa, um banco e uma beliche, banheiro tinha privada acoplada à parede e a descarga era ativada pelo guarda, pelo lado de fora.
Ligações perigosas
A casa de praia e o jatinho de José Seripieri Júnior, o dono da Qualicorp, foram noticiados em 2014 como bens do empresário desfrutados por Lula.
A amizade também rendeu ao ex-presidente, em junho de 2014, uma viagem no helicóptero modelo EC 155 da Seripatri Participações.
Lula embarcou na aeronave em um hotel em Atibaia, no interior de São Paulo. O prefixo do tal helicóptero é PPLLS, ou seja, é o mesmo que caiu e matou Thomaz Alckmin (Filho de Geraldo Alckmin), e mais quatro pessoas.
Durante a campanha eleitoral 2022, o empresário doou R$ 660 mil para a campanha de Lula.
Nenhum comentário