Wilson Santos lança campanha à reeleição com discurso de defesa do rio Cuiabá
O deputado estadual tem travado luta contra a construção de barragens e hidrelétricas
Terça-feira, 16 de agosto de 2022
O deputado estadual Wilson Santos (PSD), lançou nesta terça-feira (16), sua campanha à reeleição. Em evento realizado às margens do rio Cuiabá, na comunidade São Gonçalo Beira Rio, na capital, o candidato chamou a atenção para a defesa do meio ambiente, em especial do Rio Cuiabá. Apoiadores fizeram a limpeza de uma das margens do rio.
Wilson lembrou sua luta contra a construção de barragens e hidrelétricas no rio, o que segundo ele, causa degradação ambiental com mortandade de peixes nativos e consequente empobrecimento da população ribeirinha que precisa desta proteína para subsistência e como fonte de renda. O parlamentar é autor do projeto de lei 957/2019, que proíbe este tipo de empreendimento no rio Cuiabá.
“Barragens e hidrelétricas no rio Cuiabá significam o fim do estoque pesqueiro. Este é o principal berçário dos peixes da bacia do Alto Paraguai. Pacu, piraputanga, piau, jurupoca, pintado, cachara, jaú... todos estes peixes vão desaparecer se estas usinas forem construídas. Diga NÃO há hidrelétricas e barragens!”, alertou.
“Hoje, estes peixes são a única proteína animal que a população ribeirinha que habita às margens do Cuiabá e de seus afluentes tem como proteína animal para segurança alimentar. Então digo e repito: não há hidrelétricas no rio Cuiabá. Vamos fazer este enfrentamento. O rio precisa continuar limpo e livre”, completou.
O deputado conclamou a população a para estar na Assembleia Legislativa no dia 24 de agosto, data em que os deputados vão votar o veto governamental ao PL 957/2019. Vale ressaltar que um abaixo-assinado pedindo a derrubada do veto circula pela região central da capital do estado e por meio virtual. Já são mais de 4 mil assinaturas. O documento será entregue aos deputados no dia da votação do veto.
“Precisamos estar unidos e cobrar dos parlamentares a derrubada deste veto para garantir a vida do rio Cuiabá, o fortalecimento do setor da pesca e do turismo e, sobretudo, trabalho, renda e alimentação saudável para a população ribeirinha. Liguem para seus deputados, falem com eles na Assembleia e nos ajudem a derrubar este veto. Mais de 50 entidades ligadas ao meio ambiente, entre elas o Fórum Sindical, a maçonaria, Igreja católica, universidades e OAB apoiam esta causa. O rio é de todos nós e não de empresários que pensam apenas em ganhar dinheiro com a exploração do meio ambiente”, disse o deputado.
Outras bandeiras
Além da defesa do meio ambiente, caso seja eleito, Wilson continuará focado na defesa da educação, agricultura familiar, regularização fundiária urbana e rural, infraestrutura, construção de casas populares, industrialização do estado; inclusão social de pessoas com deficiência, autismo, dislexia e surdez; desenvolvimento social com incentivo ao esporte e cultura e pela aquisição e distribuição por parte do estado, na rede SUS, de medicamentos à base de canabidiol para atender pacientes com doenças crônicas.
Nenhum comentário