"SENADO" - Flávia Arruda tem o dobro de intenção de votos de Damares no DF
Segunda-feira, 22 de agosto de 2022
Flávia Arruda (PL) segue como a candidata ao Senado que lidera as intenções de voto para ocupar a vaga destinada ao Distrito Federal, de acordo com a pesquisa Metrópoles/Ideia divulgada na última sexta-feira (19/8). O levantamento mostra que a postulante teria 29,9% dos votos se as eleições fossem realizadas hoje. O número é 6,7 pontos percentuais maior do que o aferido na última consulta.
Ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos) foi citada por 16% dos eleitores na pesquisa estimulada. Atrás dela, está Rosilene Corrêa (PT), que reúne 5,8% da preferência dos ouvidos.
No levantamento anterior, realizado em julho deste ano, Flávia aparecia também em primeiro, mas com 23,2% das intenções. Damares tinha 14%, e Paulo Octávio (PSD) aparecia em terceiro, o empresário, porém, optou por se candidatar ao Governo do Distrito Federal.
Elcimara (PSTU), Pedro Ivo (Rede) e Carlos Divino (PSD) contabilizaram 1,7%, 1,2% e 0,7% das intenções de voto, respectivamente.
Em contrapartida, 36,2% responderam que não sabem em quem votar para o Senado. E 8,7% afirmaram que vão votar branco ou nulo.
Esse é o resultado da pesquisa estimulada, na qual são apresentados os nomes dos postulantes ao Senado aos entrevistados.
Veja o resultado da pesquisa estimulada Metrópoles/Ideia para o Senado no DF:
Espontânea
O levantamento Metrópoles/Ideia também fez a sondagem das intenções de voto de forma espontânea, ou seja, quando as opções não são previamente apresentadas aos entrevistados.
Nesse cenário, Flávia Arruda aparece com 8,7% das intenções de voto. Damares segue em segundo lugar, com 4,5%.
Em seguida, o mais citado foi o atual senador José Antônio Reguffe (União Brasil), apesar de não estar na disputa este ano. Paulo Octávio foi citado por 2% dos entrevistados, mesmo sendo candidato ao GDF.
Rosilene Corrêa e Cristovam Buarque (PDT) tiveram 1,5% das intenções de voto lembrando que Cristovam não é candidato nas eleições de 2022, assim como o nome da petista Erika Kokay aparece, mas ela desistiu da candidatura ao senado, e disputará a reeleição à Câmara Federal.
A pesquisa mostra outros nomes lembrados pelos entrevistados, mas todos pontuaram com menos de 1%.
Confira o resultado da pesquisa espontânea Metrópoles/Ideia para o Senado:
Nenhum comentário