Faça a melhor escolha


 Terça-feira, 16 de agosto de 2022 

Qual a melhor opção: Utilizar a calculadora e fazer toda a contabilidade de sua empresa manualmente ou realizar isso por meio de uma planilha no computador?

Muitas pessoas ainda optam pelo trabalho manual, pois não confiam nos equipamentos modernos, esse tipo de pensamento também é muito utilizado no meio rural, principalmente por membros da agricultura familiar.

Essa resistência se deve a vários motivos:

1) Falta de preparo para a utilização dos recursos tecnológicos;

2) Poucas opções de cursos que ensinam a utilizar a tecnologia;

3) Receio de não se adaptar ao novo;

4) O custo muitas vezes alto para adquirir os equipamentos;

5) A cultura de que se meus ancestrais faziam de determinada forma, porque vou mudar.

Diante desses fatores, o (a) agricultor (a) familiar prefere continuar com a sua calculadora manual, o seu arado, acompanhar as previsões meteorológicas pela televisão, dessa forma, segue cultivando da mesma forma que seu pai, sua mãe ou seus avós faziam, não podemos negar que esse legado familiar seja importante, sim, ele é muito essencial, mas pode haver um maior ganho de recursos e menos perdas de cultura, se o homem/mulher do campo aliar a tradição à modernidade.

Cabe destacar alguns dos benefícios para a agricultura familiar que a tecnologia pode trazer, desde a venda dos produtos por meio de redes sociais disponíveis nos mais simples aparelhos celulares até o controle da irrigação realizado por delicados sistemas computadorizados. Equipamentos de alta tecnologia, como tratores, motoniveladoras, Unidades de Referências Tecnológicas, plantas de alta qualidade. Além disso, a contabilidade da plantação pode ser feita por meio de planilhas, auxiliando na melhor visualização dos ganhos e perdas. 

Vale lembrar, que a falta de energia pode atrasar tanto a plantação quanto a colheita, por isso, a utilização das placas solares, poderá libertar o produtor das oscilações elétricas.

Diante dessas informações, qual será sua escolha agora, o antigo ou o moderno?


Silvano Amaral é funcionário público, ex-secretário de Estado de Agricultura Familiar e suplente de deputado estadual.


Nenhum comentário