Vereador flagra insumos hospitalares com vencimento em 2025 em Policlínica abandonada (Vídeo)
Em fiscalização na abandonada Policlínica do Verdão, Dilemário encontrou móveis, documentos contendo registros de pacientes e outros
Quinta-feira, 9 de junho de 2022
O vereador Dilemário Alencar (Podemos) usou a tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (09) para exibir vídeo de fiscalização realizada no imóvel que funcionou a policlínica do Verdão, onde constatou o abandono de insumos hospitalares que estão dentro do prazo de validade. Encontrou também, em bom estado de conservação, cadeiras, colchonetes, macas e materiais gráficos para a coleta de dados de pacientes
Dentre os insumos, o vereador encontrou adaptador de agulha para coleta de sangue (Data de fabricação: 29/09/2020 - Data de validade: 29/09/2025), recipiente para exame de fezes (Data de fabricação: 12/02/2020 – Data de validade: 02/12/2023), scalp descartável para coleta de sangue a vácuo (Data de fabricação: 30/11/2017 – Data de validade: 29/11/2022), caixa de luvas (Data de fabricação: 08/2020 – Data de validade: 08/2025)
“Eu fui ao local a pedido de moradores que residem próximo à antiga policlínica. O local está abandonado porque não tem nenhuma espécie de vigilância. Moradores me narraram que há oito meses o local se tornou um ponto de uso de drogas e que já presenciaram vândalos saindo do local com colchonetes, cadeiras, macas, fios elétricos, remédios e insumos hospitalares. Agora, o que mais me deixou indignado foi o abandono no local de insumos hospitalares dentro do prazo de vencimento e até prontuários com dados de pacientes” disse o vereador Dilemário.
O parlamentar informou ainda, que registrou Boletim de Ocorrência narrando à realização da fiscalização e pontuando que coletou amostras de insumos hospitalares e de materiais gráficos para remeter ao Ministério Público, onde solicitará providências contra esse descaso por parte do poder público municipal.
“Essa fiscalização demonstra mais um desperdício com o dinheiro público da saúde. Certamente os insumos que foram encontrados estão fazendo falta em unidades de saúde. A maioria das cadeiras, macas, colchonetes estão em bom estado de conservação, também poderiam ser usadas em outras unidades. Já o prédio está sendo destruído por vândalos. Fica a minha cobrança para que a secretária de saúde tome providencias, colocando vigilância no local, para que o imóvel da antiga Policlínica do Verdão possa ser reformado e transformado para o uso de outra unidade de saúde, como por exemplo para o Centro de Especialidades Médicas, o CEM, onde o imóvel atual está em estado muito precário”, pontuou o vereador Dilemário Alencar.
Nenhum comentário