Deputado dá aula de História de Mato Grosso para candidatos ao concurso da Sejusp
Wilson Santos é professor e está ajudando na preparação para as provas
Segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB), professor e presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, voltou à sala de aula no último sábado (12.02).
Na Escola Estadual General Caetano Albuquerque, em Poconé (100 km de Cuiabá), ministrou um 'aulão' sobre a História de Mato Grosso para candidatos ao concurso público da Secretaria de Segurança de Mato Grosso.
O concurso é para cadastro reserva da Polícia Judiciária Civil (escrivão e investigador), Bombeiro Militar (oficial e soldado) e Politec (perito oficial criminal, perito médico legista, perito odonto dentista). Contudo, 1.200 aprovados serão convocados ainda em 2022.
Para contribuir com os candidatos, o deputado resolveu ministrar mais um 'aulão', de graça. Será na próxima quinta-feira (17.02), às 19h30, na Escola Estadual Dione Augusta, no CPA IV, em Cuiabá.
Inscrições devem ser feitas pelo e-mail: dep.wilsonsantos@gmail.com
Conteúdo da aula
1 - A Capitania de Mato Grosso no período colonial
1.1. A ocupação do território; 1.2. As estruturas do poder colonial; '.3. As fronteiras coloniais; 1.4. Aspectos econômicos e sociais.
2. A Província de Mato Grosso e o Império brasileiro
2.1. A crise da mineração e a economia de Mato Grosso;2.2. A Rusga; 2.3.A guerra da Tríplice Aliança; 2.4. Escravidão e resistência.
3. A instalação da República e o estado de Mato Grosso: Características econômicas e políticas do estado durante a Primeira República.
4. O estado de Mato Grosso e a Era Vargas.
5. O militarismo no Brasil entre 1964 e 1984 e o estado de Mato Grosso.
5.1. Características econômicas e políticas do estado durante o militarismo; 5.2. A divisão do estado de Mato Grosso; 5.3. A colonização do Norte.
6. A redemocratização e o Estado de Mato Grosso.
6.1. A Nova República.
7. Aspectos econômicos, sociais e políticos de Mato Grosso no Tempo Presente.
Nenhum comentário