Cuiabá passa a exigir laudo ou receita médica para tomar 4ª dose anticovid

Veja quem têm direito a tomar a quarta dose


 Sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022 

Em Cuiabá, para receber a quarta dose de vacina contra a Covid-19, exclusiva para imunossuprimidos, será necessário a apresentação do laudo médico constatando a imunossupressão ou a receita médica de um dos medicamentos que o Ministério da Saúde (MS) autorizou. Até o momento, o MS orienta a quarta dose só em imunossuprimidos.

A coordenadora da campanha, Valéria de Oliveira, explica os motivos que resultaram na decisão. “Atualmente temos várias unidades de saúde realizando a vacinação dos adultos e adolescentes, desde a primeira até a quarta dose e muitas dúvidas têm vindo à tona durante este processo. Decidimos solicitar que os imunossuprimidos que precisam tomar a quarta dose apresentem o laudo ou a receita médica para que possamos padronizar o atendimento em todas as nossas unidades e para que não haja mais dúvidas em relação a este grupo”, disse.

Ela explicou que entre situações que estão ocorrendo estão pessoas com comorbidades, mas que não são imunossuprimidos tentando tomar a quarta dose. Outro problema são pessoas que tomaram as vacinas dentro de faixa etária, sem mencionar a imunossupressão, mas que por serem imunossuprimidos têm direito de receber a quarta dose.

A mesma situação ocorre para pessoas que foram vacinadas dentro de grupos por profissão, como por exemplo, profissionais da Saúde, da Educação, mas que são imunossuprimidos. Além disso existem aqueles que se tornaram imunossuprimidos ao longo do ano, por terem adquirido alguma imunodeficiência, por terem começado tratamento contra câncer, entre outras situações.

“Por serem muitos casos diferentes e muitas dúvidas, optamos por solicitar o laudo. Gostaríamos de pedir às pessoas que entendam a nossa decisão e colaborem com as equipes de vacinação, pois procuramos seguir à risca as determinações do Ministério da Saúde para darmos prosseguimento à campanha de vacinação da maneira mais clara possível e sempre com muita responsabilidade”, concluiu.

Entre os que têm direito a tomar a quarta dose estão pessoas com imunodeficiência grave, que fazem quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de cédulas tronco hematopoéticas 9TCTH em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4, pacientes em hemodiálise, entre outras. Já entre os medicamentos, estão metotrexato, leflunomida, micofenolato de mofetila e azatiprina.

Nenhum comentário