Das importações do primeiro modelo A, à construção de várias plantas e a enorme estrutura, passando pela fase onde a empresa apenas montava veículos por aqui
Quinta-feira, 14 de janeiro de 2021
Após 100 anos atuando oficialmente no Brasil, no início da semana a Ford anunciou que está deixando de produzir veículos no país. Os primeiros veículos da marca chegaram ao Brasil em 1904, na figura do primeiro Modelo A produzido nos Estados Unidos.
Os veículos eram importados e vendidos pela agência de William T. Right, situada no bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo. O famoso Modelo T chegou por aqui em 1908, pelas mãos de importadores independentes.
|
Primeira sede da filial brasileira, quando os Modelos T eram montados com peças importadas |
A criação da filial brasileira foi aprovada pela diretoria da Ford Motor Company em 24 de abril de 1919, o que torna a empresa a primeira do setor de veículos a se estabelecer no Brasil. Já em 1º de maio começava a montagem do Modelo T em um galpão na Rua Florêncio de Abreu, na capital paulista, com peças importadas.
|
Sede própria foi inaugurada em 1921 no bairro do Bom Retiro, em edifício nos moldes da sede da empresa em Detroit
|
No ano seguinte, a estrutura foi levada para um espaço maior, em um antigo palácio de patinação na Praça da República. Porém, a produção de 4 mil unidades naquele ano, levou a empresa a procurar por um edifício próprio. Foi em 1921, quando a linha de montagem foi transferida para um prédio no bairro do Bom Retiro, cópia da sede da empresa em Detroit.
|
Linha de montagem do Ford T se transformou em atração turística em São Paulo |
De acordo com a Ford, a visita à fábrica tornou-se uma atração turística em São Paulo, com os visitantes acompanhando as fases de montagem do Modelo T. Entre as ações de marketing desenvolvidas nesta época estavam a demonstrações de força dos modelos T e TT, sua derivação utilitária. Já em 1924, a Ford promoveu uma exposição automobilística no Palácio das Indústrias, em São Paulo, em estandes ambientados.
|
Modelo A, o substituto do Ford T, passou a ser montado no Brasil em 1928 |
Em 1928 a Ford passou a montar o segundo Modelo A, o sucessor do Modelo T, no Brasil. Em meados dos anos 1930, a Ford Europa exportou para o Brasil os modelos Anglia, Y e Prefect, produzidos na Inglaterra, além do Eifel, montado na Alemanha. O sofisticado Mercury 1939 chegou a ser montado no Brasil, mas era produzido somente por encomenda.
|
Sofisticado, o Mercury 1939 era montado somente por encomenda |
O esforço da indústria americana para a Segunda Guerra Mundial interrompeu as importações de automóveis para o Brasil, mas, segundo a Ford, a produção brasileira foi toda voltada para a montagem de caminhões para o Exército, a pedido do governo. |
Com 2.500 empregados, fábrica de Ipiranga podia produzir até 125 veículos por dia |
FABRICANTE Em 1953 foi inaugurada a fábrica do lpiranga, na capital paulista. Com 200.000m², a fábrica tinha capacidade diária de produção de 125 veículos, somando 2.500 empregados. Mas, o primeiro modelo Ford fabricado no Brasil, com 40% de nacionalização, foi o caminhão F-600, em 1957. |
O caminhão F-600 foi o primeiro veículo da Ford fabricado no Brasil, com 40% de nacionalização |
A linha nacional aumentou no ano seguinte, com os modelos F-100, F-350 e F-600 a diesel. Já em 1960, a marca lançou o primeiro trator nacional, o Ford 8-BR Diesel. |
Também fazia parte da linha de veículos comerciais da marca a picape F-100 |
Outros investimentos realizados nesta década, foram a inauguração da fábrica de motores no Ipiranga e a fundição de Osasco (SP), ambos em 1958, que instalou os primeiros fornos elétricos de indução da América do Sul, produzindo ferramentas de estamparia e peças fundidas para os veículos da Ford e de outras marcas.
WILLYS Um passo muito importante foi dado em 1967, quando a Ford adquiriu o controle da Willys Overland do Brasil, assumindo o controle das fábricas de São Bernardo do Campo e Taubaté (ambas em São Paulo). A marca continuou a fabricar e comercializar vários produtos da Willys, como o Jeep e a Rural.
|
O luxuoso Galaxie foi o primeiro automóvel da Ford fabricado no Brasil
|
GALAXIE Mas, o primeiro automóvel de fato fabricado pela marca no Brasil foi o luxuoso Galaxie, em 1967, com motor V8, direção hidráulica e outros itens inéditos. O segundo automóvel fabricado por aqui foi o Corcel, em 1968, projeto que veio no espólio da Willys, feito em parceria com a Renault. |
Em 1974 foi inaugurada a nova fábrica de motores e fundição de Taubaté
|
Nos anos que seguem, a marca continuou a investir no país. Em 1969, a Ford inaugurou um centro de pesquisas em São Bernardo do Campo. No mesmo espaço adquirido junto com a Willys, em 1974 foi inaugurada a nova fábrica de motores e fundição de Taubaté. Já o campo de provas de Tatuí (SP) foi criado em 1978, equipado com laboratórios e diferentes tipos de pistas.
|
Laboratórios e pistas do campo de provas de Tatuí, criado em 1978 |
Em1987 a Ford e a Volkswagen criaram uma parceria e passaram a operar no Brasil e na Argentina dentro da holding Autolatina, associação que durou até 1995 com o compartilhamento de plataformas locais.
|
Planta de Camaçari, na Bahia, foi inaugurada em 2001 |
O Complexo Industrial de Camaçari (BA) foi inaugurado em 2001, mesmo ano em que a fábrica de caminhões iniciou as operações em São Bernardo do Campo. No início de 2019, ano de seu centenário no Brasil, a Ford anunciou o fechamento da planta de São Bernardo do Campo, interrompendo junto a fabricação do Fiesta e dos caminhões Cargo.
|
No início de 2019, a Ford anunciou o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo, interrompendo a fabricação do Fiesta e dos caminhões Cargo
|
O FIM No início de 2021 a marca anunciou a interrupção da fabricação de veículos no Brasil, mantendo apenas a comercialização de sua linha de importados. A produção nas plantas de Camaçari, onde eram produzidos o Ka, o Ka Sedan e o EcoSport, e a de Taubaté, que fabricava motores e caixas de câmbio, foi interrompida imediatamente. A fábrica da Troller de Horizonte (CE) continua em funcionamento apenas até o quarto trimestre. De acordo com a Ford, serão mantidas no Brasil apenas a sede administrativa da América do Sul, na cidade de São Paulo, o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o Campo de Provas de Tatuí.
(fotos: Ford/Divulgação)
Nenhum comentário