Mil pessoas morreram em Cuiabá por covid-19
Taxa de mortalidade da doença entre cuiabanos é de 158,4, quase dobro da brasileira (71,5)
Segunda-feira, 19 de Outubro de 2020
Cuiabá chegou à marca das mil mortes provocadas pela covid-19 entre os que vivem na Capital, segundo boletim divulgado pela Prefeitura neste domingo (18). Outros 418 pacientes não residentes também morreram por complicações da infecção. A primeira morte pelo novo coronavírus na cidade foi registrada no dia 15 de abril.
De acordo com Informe Epidemiológico da prefeitura mais recente, com dados compilados até 10 de outubro, a taxa de mortalidade da doença entre os residentes de Cuiabá era de 158,4 a cada 100 mil habitantes, superior à taxa de Mato Grosso (104,6) e do Brasil (71,5). No documento, o Município admite que esse índice é alto e indica a necessidade de se incrementar a assistência aos casos graves da doença, em especial o diagnóstico precoce e a qualidade do atendimento prestado.
Até 10 de outubro, a maior parte das vítimas fatais da doença era de homens (56,4%). Das vítimas fatais, 75% tinham outras doenças, como pressão alta, diabetes e problemas no coração. As estatísticas revelam tendência de aumento do risco de morte em pessoas mais velhas.
Total de infectados
No total, 26.948 pessoas que moram na cidade já contraíram a doença e ainda há 256 pacientes internados, sendo 77 em UTIs e 66 em enfermarias.
Conforme a prefeitura, o pico de infectados pelo coronavírus foi em 15 de julho e desde então a quantidade vem diminuindo lentamente, o que indica que está havendo mais recuperação (somando-se às mortes) do que o número de casos novos.
Porém, a Vigilância Epidemiológica alerta que é preciso manter o uso de máscara em locais públicos, cuidados de higiene e isolamento social, evitando-se aglomerações. Os principais sintomas relatados entre as pessoas que pegaram em covid foram tosse, febre, dor de cabeça, dor de garganta e perda ou alteração do paladar.
Nenhum comentário