Deputado afirma que MT terá ‘novo pico’ de Covid-19 em 15 dias

Segundo Valdir Barranco, as experiências de locais onde as aulas foram retomadas foram negativas, e não há segurança para voltar às aulas 


  Sábado, 03 de Outubro de 2020  

O deputado estadual licenciado, Valdir Barranco (PT) participou, enquanto ainda ocupava a cadeira no legislativo, da Comissão de Educação, que discutiu a situação das escolas durante a pandemia do novo coronavírus. Na última quarta-feira (30), ele afirmou que Mato Grosso deve passar por um novo pico da doença em quinze dias, e que não há segurança para retomar as aulas presenciais.

“Além da Comissão de Educação, a casa aqui instituiu uma comissão especial, que cuidou disso. Essa semana e estive lá com ela [secretária Marioneide Angélica Kliemaschewsk] entregando o relatório, com mais de 800 páginas. Está em tramitação em regime de urgência aqui na casa os cinco projetos que foram originados na comissão, três projetos de lei e dois de resolução... e não se sabe ainda, no mundo todo não se tem essa resposta de quando as aulas voltarão, e muito menos em Mato Grosso”, afirmou.

Segundo Barranco, as experiências de locais onde as aulas foram retomadas foram negativas. “A gente pode perceber que o Rio de Janeiro que estava com baixo nível de ocupação de UTIs já foi para 87%, o Amazonas elevou também, e aqui em Mato Grosso, da forma como tenho acompanhado aí, eu creio que nos próximos 15 dias nós teremos um pico novamente porque o vírus está circulando, então não há segurança nenhuma para definir um calendário para o retorno das aulas. Infelizmente, enquanto nós não tivermos a vacina, não será possível”, disse.

O deputado ainda citou uma pesquisa do Ibope que, segundo ele, indica que 76% da população é contra o retorno das aulas presenciais neste momento. As escolas estão fechadas, em Mato Grosso, há quase sete meses, desde que os casos começaram a subir no estado, em março.


Nenhum comentário