Ministério da Agricultura alonga prazo para vacinar contra aftosa
O Mapa atendeu pedido da Acrimat
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) atenderam o pedido feito pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) para que se ampliasse o prazo de vacinação contra a febre aftosa da etapa que ocorrerá durante os meses de abril e junho.
A Acrimat solicitou que a etapa de vacinação fosse de 45 dias, com tempo suficiente para o pecuarista se adequar. “Recebemos nesta quarta (22) a confirmação que o calendário de vacinação contra febre aftosa autorizado para todo o Estado será entre os dias 27 de abril e 10 de junho. A data de comunicação da vacinação será mantida: 20 de junho”, diz o presidente da Acrimat, Oswaldo Ribeiro.
O pleito da associação junto ao ministério tinha por objetivo preservar a saúde dos produtores de bovinos que atuam em todo o estado, focando em ações como a diminuição do movimento nas lojas agropecuárias.
“Observamos que o prazo estabelecido de 30 dias para a vacinação não levava em consideração as alterações decorrentes da nova realidade imposta pela pandemia do Covid-19, que exige menor concentração de trabalhadores e consequentemente mais tempo para a realização do trabalho nas propriedades”, pondera a diretora executiva da Acrimat, Daniella Bueno.
A Acrimat argumentou que as ações de defesa agropecuária que envolvam a próxima campanha de vacinação contra a Febre Aftosa do rebanho mato-grossense na etapa de maio deste ano, deveriam levar em consideração todos os ajustes que a sociedade está fazendo para se adequar à nova realidade, e a ampliação de prazos para executar ações como a vacinação era uma delas.
Auxílio
A Acrimat se coloca à disposição para divulgar as ações de proteção contra a disseminação
do Covid-19 aos pecuaristas bem como todas as ações pertinentes tanto da etapa de
vacinação comode sua comprovação, para que os produtores rurais possam obter
as informações necessárias, contribuindo para que realizem o registro de suas
atividades por meio dos correios eletrônicos oficiais ou das demais formas
aceitas pelo Indea-MT.
Nenhum comentário