Emanuel decreta guerra ao Coronavírus, para 100% dos ônibus e libera servidores

Medida corajosa e elogiável assinado pelo prefeito hoje (20) determina fechamento de Shoppings centers, lojas, restaurantes e bares



Medidas para impedir avanço do Coronavírus 
terão validade na capital de MT a partir de 
segunda-feira (23) até o dia 05 de Abril


O prefeito de Cuiabá-MT, Emanuel Pinheiro, em transmissão nas redes sociais, decretou no final da tarde desta sexta-feira (20), medidas fortes para prevenção e combate ao coronavírus. Entre as medidas, estão a suspensão de 100% no transporte coletivo da capital a partir da próxima segunda-feira (23) e a liberação dos servidores da Prefeitura da Capital.

A paralisação se estenderá até 5 de abril. O prefeito também determinou, pelo mesmo período, a suspensão das atividades privadas, que compreendem desde Shoppings centers, lojas, restaurantes e bares, podendo funcionar apenas os serviços “deliveries” (entrega em domicílio).

Já os supermercados, mercados, postos de combustíveis e farmácias estão autorizados a funcionar em horários especiais e sem aglomeração de pessoas. Além disso, o prefeito anunciou que os servidores públicos não deverão comparecer aos seus postos de trabalho, tendo que trabalhar apenas no sistema “home office”, exceto os servidores da Saúde e de fiscalização na cidade (Secretaria de Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Ordem Pública), além da coleta de lixo e limpeza urbana. 

A medida adotada pelo prefeito está sendo elogiada pela população nas redes sociais, após a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Cuiabá.

O decreto do prefeito da Capital de Mato Grosso ocorreu no dia em que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em uma transmissão com o presidente Jair Bolsonaro, informou que prevê que o mês de abril será de avanço significativo da doença. 

“São medidas duras, mas essenciais e fundamentais para a 
nossa saúde, para que possamos sair mais rápido e mais 
forte desta tempestade que estamos passando”, 
declarou o prefeito.

Ainda no combate a proliferação do coronavírus, Emanuel Pinheiro anunciou para os próximos dias a inauguração da UPA Verdão. Esta unidade irá atender, durante período de 90 dias, exclusivamente pacientes com suspeitas e casos confirmados de coronavírus. 

“Ao lado do antigo pronto-socorro de Cuiabá, será a 
unidade especializada em atender pacientes com 
coronavírus”, concluiu o prefeito. 


Vídeo com o prefeito Emanuel Pinheiro anunciando medidas


Nenhum comentário