RECLAMÃO - A sua vida e a dos outros está sendo prejudicada

   Veja abaixo o que dizem os especialistas   


Você conhece alguém que não consegue falar mais de uma frase sem reclamar de algo? Ou ainda, já se pegou reclamando mais do que devia? Não se preocupe, você não está sozinho. Parece que esse é um fenômeno cada vez mais comum e de maiores proporções. O que antes era restrito aos mais velhos agora contamina a todos, sem distinção de raça, casta ou idade.

Pior que isso é o poder de contaminação que um “reclamão” tem; com este comportamento, em pouco tempo todos à sua volta estão reclamando de algo, enquanto os poucos que não se deixam levar procuram algo melhor para fazer.

Claro que, vez ou outra, até como catarse, podemos reclamar, afinal, somos humanos e imperfeitos. Agora, o que não pode é a reclamação sobre tudo e todos se tornar hábito. O excesso de reclamação nos deixa negativos, pessimistas e cheios de auto piedade, configurando assim a receita perfeita para sabotarmos nossos sonhos e nossa prosperidade.

O reclamão ainda acha que os outros é que reclamam, achando inclusive que, os outros reclamam que ele é reclamão. Reagem sempre com ignorância a fala dos outros, mas, reclamam que o outro é que está com ignorância, principalmente quando esse outro, é o parceiro (parceira)

O fato é que a reclamação é um recurso psicológico para fugirmos das nossas responsabilidades sobre qualquer coisa, atribuindo tudo o que “dá errado” em nossas vidas ao acaso, a Deus, ao marido ou esposa, ao vizinho, ao cachorro do vizinho, menos a nós mesmos. É um comportamento defensivo bastante perigoso.

De certa forma, isso nos traz conforto, mas não é só isso: pior, nos traz conformismo; e, nesse momento, nossas vidas começam a andar para trás. Quanto mais reclamamos, mais queremos reclamar e menos queremos mudar. A solução passa a ser reclamar, e não fazer alguma coisa de fato para transformar a própria realidade.

E quando o assunto é dinheiro, aí sim a reclamação é item de série. Quem leu aqui no Dinheirama o brilhante artigo do amigo Ricardo Pereira sobre as oportunidades que residem nas crises sabe que, enquanto os “reclamões” choram pela Petrobras combalida, os realizadores enxergam oportunidades de ganhos extraordinários justamente quando “o sangue está correndo nas ruas”.

Somos mestres em encontrar desculpas para nossos fracassos ou para aquilo que deveríamos ter feito. Claro, há uma questão social: vivemos em uma sociedade avessa ao fracasso. O que é uma grande pena, já que o verdadeiro aprendizado só emerge muito mais a partir dos erros que dos acertos. Então, errar é mais importante que acertar, pois nos permite evoluir.

Que tal parar de apontar o dedo, buscar culpados ou desculpas e assumir a responsabilidade sobre seus atos? Ou melhor, que tal usar o tempo e a energia das reclamações para algo construtivo, mudando assim seu comportamento?

Não, caro leitor, não há perspectiva que de que o Brasil se torne um lugar menos inóspito para se fazer negócios, tampouco que deixemos de ser surrupiados pelo Estado. Mas isso não é desculpa para não prosperar, certo? Pois é!

Comece pelo começo: mude hábitos, gaste menos do que ganha, seja vigilante com as despesas, veja o quanto você tem destruído a vida do esposo (esposa) e da família, além da sua,  e, quando isso se tornar um hábito, comece a investir com frequência e sabedoria, sempre de forma diligente e constante.

Em pouco tempo você verá que a reclamação foi substituída pela satisfação de ter as rédeas de sua vida nas mãos. Seja errando ou acertando, o único responsável pelos acontecimentos terá sido você. Quando esse dia chegar, você só vai querer ver os “reclamões” através de binóculos.

Lembre-se: toda grande mudança começa com pequenas atitudes e mudança de comportamento. Não desista! Boa sorte e até a próxima. Grande abraço!


RECLAMAR DEMAIS PODE SER DOENÇA, ALERTAM ESPECIALISTAS.

Conhece um reclamão? Se a sua vida não é fácil ao lado dela, a dela pode ser pior ainda. Além de afastar os amigos e familiares, quem lamenta demais acaba tendo um sofrimento psicológico desnecessário.

“O reclamão tende a generalizar todas as circunstâncias. O problema está na maneira como ele interpreta a realidade. Pode ter baixa autoestima e sentimento de rejeição. Assim, reclama demais. As relações acabam ficando comprometidas”, afirma Rita Khater, psicóloga da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas).

Para Geraldo Possendoro, professor de medicina comportamental da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), os reclamões podem ter esse comportamento como um traço de personalidade. “São pessoas muito dogmáticas, absolutistas e pouco flexíveis. Isso acaba trazendo infelicidade”, diz.
Segundo Rita, o melhor modo de combater o problema é a terapia. “Reclamar demais é um comportamento inadequado. Merece ser tratado”, afirma. Para saber se está indo longe demais, o melhor é ficar atento aos comentários de familiares e amigos.

Lamentações constantes podem ser, porém, sinal de doença: a distimia. “Trata-se de uma depressão leve e crônica. Distímicos são pessoas pouco esperançosas, que sofrem e se queixam muito. São normalmente rotuladas como pessimistas”, pontua o especialista. Nesse caso, só a terapia não resolve. “O tratamento inclui antidepressivos”, completa Possendoro.

Segundo ele, a reclamação em demasia ainda pode ser uma marca de pessoas que têm boa estrutura psicológica. “Há aqueles que são indignados com certas coisas e reclamam, pois pensam que aquilo deve mudar. E também existem as pessoas cujas reclamações são reflexo da irritação causada por estresse, como quem trabalha demais”, fala.

De qualquer maneira, ele recomenda, se você tem o rótulo de reclamão, vá a um especialista.
O que acontece?

– Pessoas com baixa autoestima tendem a desenvolver um sentimento de rejeição. Assim, passam a reclamar de tudo à sua volta.

– Quem tem um grau de exigência muito grande também sofre. Perfeccionismo demais pode ser um problema.


Como identificar?

A melhor forma de saber se você está reclamando muito é prestar atenção ao que amigos e familiares dizem sobre você. Se as reclamações sobre o seu modo de ser forem muitas, é hora de ficar ligado.
Como reverter o problema?

– Antes de fazer uma reclamação, pare e pense se aquilo é realmente necessário ou se vai magoar alguém. Às vezes, é melhor ficar calado.

– Peça que seus amigos e familiares digam se você está se excedendo nas reclamações.

– Antes de reclamar de algo, tente resolver o problema. Não fique parado.








Ajustes: Digoreste News/ Com Renato De Vuono/ Folha On Line
Apaixonado por se comunicar e ajudar pessoas, acredita na educação financeira como 
instrumento transformador. Está estudando Psicanálise Clínica e Psicoterapia para 
entender como as emoções afetam a razão e as decisões. Formado em 
Comunicação Social pela ESAMC de Campinas. Foi 
fundador/idealizador, sócio e diretor 
financeiro da WEME/Galileo.

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