CURIOSIDADE - Cuiabá tem 300 anos e Mato Grosso tem 271

Por que a Capital é mais velha do que o Estado? Vejamos!


No dia 08 de abril de 2019, a capital de Mato Grosso "Cuiabá" comemorou o seu Tricentenário, ou seja: O aniversário de número 300. No entanto, 30 dias depois, no dia 09 de Maio, o estado de Mato Grosso completou 271 anos, correspondente a 29 anos menos do que a sua Capital.

No ano da fundação de Cuiabá. 1719, pertencíamos à capitania de São Paulo, e a criação da província de Mato Grosso foi em 1748, com a nomeação do primeiro governador pela coroa portuguesa, Antônio Rolim de Moura.

Estudos mostram que a mudança da capital foi em decorrência da distância e dificuldade de comunicação com os grandes centros do Brasil. O processo de transferência foi iniciado no governo de João Carlos Augusto d’Oeynhausen-Gravemberg e grande parte da administração foi transferida no governo de Francisco de Paula Magessi de Carvalho. 

Por dificuldades na administração, a capital retornou a Vila Bela e somente em 1825, por um decreto de Dom Pedro I, a capital ficou definitivamente em Cuiabá. Com a proclamação de Independência do Brasil todas as capitanias se tornaram províncias.

O primeiro acontecimento político da época foi a Rusga, movimento em que os grupos políticos liberais e conservadores queriam reformas políticas, sociais e administrativas. 

Em 1864 inicia-se a Guerra do Paraguai (o Paraguai fazia fronteira com Mato Grosso, atual Mato Grosso do Sul), na qual Mato Grosso participou com soldados e protegeu as fronteiras do Estado. 

Depois de uma pequena divisão do Estado, durante a Revolução Constitucionalista (1932), ocasião em que o sul de Mato Grosso aproveitou a situação e formou um pequeno governo durante 90 dias, em 1977 o governo federal decretou a divisão do Estado de Mato Grosso, formando então Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, devido a “dificuldade em desenvolver a região diante da grande extensão e diversidade.





  Digoreste News, com "História de MT" e TV Centro América  


Nenhum comentário