Nova carteira de identidade vem com código QR - Conheça

O novo modelo confeccionado em MT e SP, vem com código QR para mais segurança

  Sexta-feira, 23 de agosto de 2019  



   Exclusivo: Redação Digoreste News   

Já existe um novo modelo de carteira de identidade (RG), lei federal que todos estados estarão adotando, e que inicialmente está sendo emitido em Mato Grosso e São Paulo. No Mato Grosso, estado pioneiro na confecção do documento, as emissões  estão sendo feitas na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, enquanto em São Paulo, o documento é feito pelas unidades do Poupa-tempo. Em ambos os estados, o documento conta com algumas mudanças, inclusive a chegada do código QR


A nova Carteira de Identidade

Entre as mudanças, uma das principais que chegam é que você poderá adicionar informações de vários outros documentos. Segundo o Secretário de Orçamento e Finanças da ALMT, Ricardo Adriane de Oliveira, essas informações vão estar todas na carteira, evitando que você precise carregar um monte de documentos,  visto que você terá disponível esses dados na nova identidade.

Ricardo Adriane foi o primeiro Mato-grossense, e assim, o primeiro brasileiro a receber o novo documento, que após confeccionado, foi entregue a ele no dia 05 de junho de 2019. Em uma postagem nas redes sociais, com imagem, ao lado da Coordenadora do espaço Cidadania da ALMT, Rosinéia de Jesus (Néia) Ricardo comemorou: "hoje recebi meu novo RG, que passa a comportar os números de todos os documentos pessoais. Fiquei feliz e orgulhoso em saber que Mato Grosso é o primeiro Estado a implementar esse sistema e mais ainda por nós da ALMT que com o Espaço Cidadania prestamos esse serviço para a população mato-grossense".

Além do CPF que já havia na identidade, a Coordenadora Rosinéia lembra que o cidadão também terá os dados do Título de Eleitor, da Carteira de Trabalho, do Certificado de Serviço Militar, do número da Carteira Nacional de Habilitação (Carteira de motorista), da Identidade Profissional, do Cartão Nacional de Saúde, cartão do NIS/PIS/PASEP, e outros, totalizando 14 documentos que poderão ser inseridos no "documento único".

Vale lembrar que não é obrigado colocar todas essas informações, ficando a escolha de quem aderiu ao novo documento, quais dados deverá constar, sendo preciso levar os documentos originais na hora de solicitar a nova identidade.

Para que a nova carteira de identidade seja mais segura, ela vem com um código QR Code, que permite que ela seja comprovada e assim evite casos de falsificação.


É obrigatório mudar?

Não, ninguém tem a obrigação de mudar caso não queira. As carteiras de identidade do modelo anterior ainda vão valer normalmente em qualquer lugar. A nova é facultativa, apenas para quem vê vantagens em já aderir ao novo modelo. Rosinéia lembra que não tem isenção para esse documento, e que a taxa de 99,53 é obrigatória tanto para a primeira via, quanto para a segunda e pessoas idosas, colocando-se a disposição do público Mato-grossense na ALMT de segunda a sexta-feira, das 07 às 15 horas.





Nenhum comentário