Jovem médico de MT de 28 anos morre à espera de doação de medula
O médico que lutava contra a doença há cerca de um ano e sete meses, morreu na madrugada deste domingo (18), no Hospital de Câncer de São José do Rio Preto-SP.
Morreu na madrugada deste domingo (18), no Hospital de Câncer de São José do Rio Preto-SP, o médico Bruno Alves de Araújo, de 28 anos. Ele fazia tratamento de Leucemia Linfoide Aguda e estava em busca de um doador de medula óssea.
A mãe de Bruno, dona Vilma Adelaide publicou nos últimos dias em post na rede social dizendo que o quadro de saúde do filho estava estável, que a hemoglobina estava controlada e sem anemia e ainda solicitou orações; mas na madrugada de hoje, a mãe anunciou o falecimento do filho Dr. Bruno que aconteceu por volta das 04h30
Amigos que fazem parte do grupo de WhatsApp “Laços de Sangue” se lamentam com o anuncio da morte do médico e publicaram mensagens de apoio a família. “Triste perder um filho para uma doença terrível, mas com certeza ele está em um lugar melhor e sem sofrimento. Que Deus possa consolar a mãe, familiares e amigos. Meus sentimentos a todos”.
Amigos que fizeram parte de equipe de trabalho do Dr. Bruno no hospital municipal de São José dos Quatro Marcos-MT (310 Km de Cuiabá) também lamentaram a morte ainda precoce de uma pessoa que era estimada por todos. “Nossos sentimentos da equipe Pro Saúde, Deus dê o conforto necessário aos familiares e amigos. Eterno Dr. Bruno”.
O caso
Natural de Araputanga, Dr Bruno que atualmente residia em São José dos Quatro Marcos, descobriu a doença em janeiro de 2018, dois anos após ter se formado em medicina. Na época, ele fazia residência em cirurgia-geral, no hospital Geral Universitário (HGU), em Cuiabá.. Passou por sessões de quimioterapia e teve recuperação, e assim a doença desapareceu e nada foi constatado.
Porém, a família foi aconselhada pela equipe médica que para fazer a cura definitiva o Bruno deveria fazer um transplante de medula; e assim foi realizado em fevereiro de 2019, sendo o doador o irmão de Bruno, Vinicius Alves de Araújo, que também é médico, com a compatibilidade em 100%.
Através de exames de rotina, após 4 meses de ser feito o transplante de medula foi constatado então a recidiva da doença. Diante do quadro apresentado, os médicos Hematologistas aconselharam fazer um novo transplante.
Dr. Bruno Aves chegou a postar nas redes sociais um áudio solicitando apoio dos amigos. “Conto com o apoio de todos e dos colegas da minha profissão á estimularem a todos os amigos próximos a fazer a doação de medula. Porque a minha vida daqui por diante depende do Banco de Medula para encontrar um novo compatível doador . Abraços e que Deus abençoe a todos”.
O Medico Neurologista Dr. Marcelo Delforno gravou um vídeo solicitando apoio ao amigo companheiro de profissão para que as pessoas pudessem ajudar nessa causa. “Recentemente o Bruno fez um transplante de medula mas não deu certo, agora lançamos a campanha’ ‘Laços de Sangue’ e precisamos achar pessoas compatíveis para ajudar não só nosso amigo como outros. Ajudem”.
Para fazer a doação de medula óssea foi anunciado contatos com núemeros de telefones, onde a pessoa precisava ligar e dizer que estava disposto a fazer a doação de medula, que a secretaria de saúde de São José dos Quatro Marcos estaria apoiando com o transporte para fazer o teste em no Hemocentro de Cuiabá.
Algumas pessoas de São José dos Quatro Marcos e de cidades da região, como Porto Espiridião, Mirassol D'oeste e Araputanga, sensibilizaram e afirmam ajudar na campanha “Laços de Sangue” como doadores.
Entre postagens comoventes, José Aparecido escreveu: .” Você já percebeu o quanto podemos ser importante na vida de outra pessoas. Seja do nosso amigo que precisa de sangue compatível para o transplante de medula e também de muitas outras pessoas que também precisa de doação”.
Infelizmente o tempo não esperou e o jovem Dr. Bruno veio a óbito na madrugada deste domingo (18), no aguardo de transplante de medula.
Nenhum comentário