Flamengo goleia Ceará e assume liderança do Brasileirão
Time brilha com estrangeiros Marí, Arrascaeta e o técnico Jorge Jesus que conquista sétima vitória em 12 jogos
Como diz o samba de Martinho da Vila “É devagar, é devagar, devagarinho...”. É nesse ritmo que o Flamengo de Jorge Jesus vai beliscando vitórias e conquistando a torcida. Resultado: Flamengo líder do Brasileirão e próximo da vaga na semifinal da Libertadores! Em 12 partidas, o treinador português conquistou sete vitórias, três empates e sofreu duas derrotas.
Mais do que isso! Pela primeira vez em 16 rodadas, o Flamengo assumiu a liderança do Brasileirão. Tem os mesmos 33 pontos e 10 vitórias do Santos, mas melhor saldo de gols (17 a 11). É, também, o melhor mandante, tem a melhor média de público e o artilheiro isolado: Gabigol com 12 gols. O atacante anotou 25 em 36 jogos na temporada.
Seis gols nos últimos cinco jogos e 15 nas últimas 15 partidas. O artilheiro tem tudo para repetir o feito do Brasileirão 2018 e terminar como o goleador máximo. Somando os dois torneios, Gabigol está com 30 gols no rubro-negro: 18 (2018) e 12 (2019). Ele é o terceiro maior artilheiro do clube no século XXI.
Além de Gabigol, o zagueiro espanhol Pablo Marí entrou na lista de marcadores com o primeiro gol pelo Flamengo. E o uruguaio De Arrascaeta marcou o golaço da rodada, de bicicleta, talvez o mais bonito de todo campeonato. Em nove jogos no torneio, o meia soma sete gols e seis assistências. Na temporada, anotou 11. Na história do Brasileirão, o uruguaio é o sétimo goleador estrangeiro com 29 gols. O sérvio Petkovic, ex-Flamengo, lidera com 47.
O treinador Jorge Jesus surpreende. O português entrou na história do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2019). Ele é o quarto estrangeiro a liderar uma rodada do campeonato. O Flamengo só esteve 27 vezes em primeiro lugar em 16 edições. Empatado com Jesus está o colombiano Juan Carlos Osório. O argentino Jorge Sampaoli liderou em quatro rodadas e o uruguaio Diego Aguirre em oito. O Santos, de Sampaoli, entregou a liderança ao Flamengo de bandeja. O time santista vencia por três a zero, na Vila Belmiro, e tomou o empate do Fortaleza: 3 a 3.
No próximo domingo tem jogo que pode valer o primeiro turno do Brasileirão. O Flamengo recebe o Palmeiras, no Maracanã e quem vencer, poderá dar um grande passo no torneio. Mas o futuro dos dois melhores elencos do país passa pela Libertadores. Antes, na terça-feira (27 de agosto), o time paulista recebe o Grêmio no Allianz Parque no jogo de volta das quartas de final da competição sul-americana.
No dia seguinte, (quarta-feira) o Flamengo vai até Porto Alegre encarar o Inter, no Beira-Rio. Na ida, o time carioca venceu por 2 a 0 e tem na teoria mais chances de faturar a classificação à semifinal da Libertadores. A pergunta é: será que os estrangeiros do rubro-negro vão dar outro show?
Nenhum comentário