Previsão de meteorologia falha e Chuva cai em Cuiabá

O Centro de Previsões de Tempo e Estudos Climáticos  previu clima de deserto na capital de MT, com chuva só em setembro


A falta de chuva e a baixa umidade relativa do ar, que ficava em torno de 20%, vinha causando problemas de saúde, especialmente em crianças e idosos.

O Centro de Previsões de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) anunciou no último fim de semana que a probabilidade de chuva sairia do zero somente no próximo domingo, dia 25 de agosto, quando ela aumentaria para 5%. As chances continuariam de apenas 5% até o último dia do mês, 31 de agosto.

Segundo o instituto, o calor também não deixaria os cuiabanos em paz. Se a sensação térmica deste domingo (18) era de 36 graus Celsius, a temperatura máxima atingiria os 38ºC no sábado (24) e, até o final do mês, o dia mais ‘fresco’ seria domingo (25), com mínima de 17ºC e máxima de 32ºC, previu o CPTEC.

O instituto ainda lembrou que Cuiabá já bateu cem dias sem chuva no último sábado (17) e, quando ela finalmente viesse, seriam necessários alguns cuidados.

Porém, na manhã dessa segunda (19), felizmente contrariando as previsões do CPTEC, a chuva caiu sobre Cuiabá. Por volta das 06h50 no bairro Pedra 90, o céu escureceu e núvens se movimentaram rapidamente, vindo a derramar lentamente as 7h12, com fluxo que aumentou de forma gradativa, fazendo chover até as 07h45, mais precisamente, 33 minutos ininterruptos de chuva.

Por sorte o clima de deserto anunciado pelo instituto e divulgado pela imprensa, não permaneceu em Cuiabá, que respira bons ares já na manhã dessa segunda-feira, e não somente em setembro, como previa a meteorologia.

Definitivamente, o deserto não é aqui.


   Imagem Ilustrativa   

Nenhum comentário