Área queimada em Chapada equivale a 5 mil campos de futebol

Incêndio que já dura uma semana no Parque de Chapada já destruiu mais de 9,5 mil hectares


O incêndio que desde o dia 9 de agosto tem devastado o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, já atingiu nada mais do que uma área equivalente a 5 mil campos de futebol. 

No dia 8 o incêndio florestal teve início, próximo ao distrito de Água Fria, na zona rural do município de Chapada dos Guimarães-MT (64 km de Cuiabá). Ao todo, totaliza mais de 9,5 mil hectares destruídos pelo fogo, que já estaria controlado, conforme boletim informativo.

O Corpo de Bombeiros Militar,  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e do Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),  trabalham no combate ao incêndio. Na quinta-feira (15), os trabalhos foram na cabeça do incêndio, localizado na nascente do Rio Claro. No período da tarde e noite, o combate foi indireto ao incêndio, na região da Cidade de Pedra.

Ainda na quinta-feira e também na sexta-feira (16), foram realizados sobrevoos de avaliação e lançamento de água. Ao todo, quatro aeronaves contratadas pelo ICMBio dão apoio aéreo.

Por conta do incêndio, os atrativos turísticos da Cidades das Pedras e Vale do Rio Claro tiveram que ser fechados para visitação por motivos de segurança a partir dos dias 10 e 12, respectivamente.



Nenhum comentário