Incêndio no interior de MT queima centenas de hectares de mata e milho
Só de milho o fogo consumiu 40 hectares, além de intoxicação quase fazer vítima fatal
Nesse final de semana, um incêndio de grandes proporções queimou centenas de hectares de pastagens na fazenda conhecida como Cedro, na região da MT-110, a cerca de 50 km da cidade de Canarana (837 Km de Cuiabá). De origem desconhecida, mas com suspeita de ser criminoso, o incêndio começou na tarde do último sábado, 27. Conforme moradores das imediações, não havia ninguém na propriedade nas horas que durou o incêndio.
Imediatamente as fazendas vizinhas mobilizaram maquinários agrícola para fazer aceiros e impedir o alastramento do fogo nas propriedades próximas. Mesmo assim, 40 hectares de milho de uma fazenda que fica ao lado foram queimados. Poderia ter sido ainda pior, pois o produtor tinha 400 hectares prontos para a colheita.
Os brigadistas que ficam em Canarana também se deslocaram e ajudaram no combate às chamas que consumiam um galpão e maquinários agrícola na sede da fazenda. A reportagem conversou no local com o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, que tem uma propriedade próxima e estava na fazenda no último final de semana.
Por volta das 20h00 os focos de incêndio estavam controlados. Quando os brigadistas voltavam para a cidade, um produtor rural trazia às pressas um homem que havia trabalhado no combate às chamas e não conseguia respirar, no que é conhecido como hipóxia. Um dos bombeiros realizou os primeiros socorros e acompanhou no veículo até o Hospital Municipal. Conforme o produtor rural, a presença do bombeiro foi providencial para salvar a vida do trabalhador.
Nessa época de seca é comum incêndios nas áreas rurais. O sucesso no combate a este grande incêndio só foi possível graças a organização e mobilização dos produtores. Conforme os bombeiros que formam junto com servidores públicos a Brigada Mista em Canarana, a equipe não tem estrutura para sozinha enfrentar incêndios dessa magnitude, mas está presente para dar todo o auxílio possível.
Digoreste News, a Marca da Informação, com informações do Jornal O Pioneiro
Nenhum comentário