SEM MI MI MI - Continência que Bolsonaro presta é gesto de cumprimento e respeito
ENTENDA O QUE SIGNIFICA A CONTINÊNCIA QUE BOLSONARO INSISTE EM PRESTAR
Jair Bolsonaro ganhou as eleições de 2018 para Presidente da República e irá assumir o posto em janeiro de 2019. Nos últimos dias, o novo presidente mostrou um comportamento que deixou muita gente intrigada: bater continência para civis. Ele cometeu essa ação em dois momentos na última semana. A primeira foi no Rio de Janeiro, na última quarta-feira, durante visita do Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, assessor do presidente norte americano, Donald Trump.
A segunda foi no domingo, ao repetir o gesto ao jogador Felipe Melo, do Palmeiras, após a vitória do time sobre o Vitória, em São Paulo. O que todo mundo quer saber é, o que esse ato significa? Por que Jair Bolsonaro bate continência para civis?
No meio das Forças Armadas, bater Continência é um gesto de cumprimento e respeito. A saudação funciona de forma simbólica para pessoas ou símbolos nacionais. É comum que se preste continência para a bandeira do Brasil, para o presidente da Câmara dos Deputados ou ao presidente da Câmara dos Senadores, como também a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela também pode ser direcionada a ministros de Estado e representantes de governo estrangeiro.
Para falar a verdade, o cumprimento também é muito usado entre os policiais e bombeiros. Ela deve ser feita em pé, com a movimentação da mão direita em direção à cabeça, com a palma da mão virada para baixo. O decreto 2.243, de junho de 1997, assinado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, explica que, pela continência, "o militar manifesta respeito e apreço aos seus superiores, pares e subordinados".
Muito se falou que a contingência prestada por Bolsonaro ao representante norte americano era um sinal de submissão da nação ao líder americano. Mas na prática, não é bem assim que as coisas funcionam. A contingência é um sinal de respeito, e quando empregada nesses casos de relação exterior, ela simplesmente significa que se está sendo respeitoso, além de também simbolizar que existe admiração pela pessoa.
Felipe Melo
Você deve estar se perguntando: e no caso do jogador do Palmeiras, que era um civil, por que a continência foi feita? É simples, todas as vezes que alguém presta continência para um militar, ele precisa prestar de volta. O jogador prestou a homenagem ao presidente, e o mesmo, em sinal de respeito, devolveu o sinal. Basta olhar o comportamento de outros presidentes pelo mundo, que também prestam contingência em sinal de respeito a outras autoridades e militares.
Bolsonaro não está fazendo nada além de seguir suas origens militares.
Informações e texto de fatos desconhecidos
Nenhum comentário