Futuro Secretário de Mauro Mendes já foi preso e teve mandato cassado

Nilton Borgato, Novo Secretario de Estado de Ciência e Tecnologia teve mandato de Prefeito Cassado pela Ficha Limpa e foi preso por usar maquinário da Prefeitura em propriedade dele


O governador eleito de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), anunciou o ex-prefeito do Município de Glória d’Oeste, Nilton Borgato (304 quilômetros de Cuiabá) para a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), na gestão a ser iniciada no dia 01 de janeiro de 2019.

Borgato foi indicado pelo Partido Social Democrático (PSD) para compor ao staff do governador Mauro Mendes. Ele foi assessor especial da vice- governadoria de 05/2017 a 03/2018 quando Carlos Fávaro era o vice-governador do estado.

Nilton Borgato também foi secretário municipal em Porto Esperidião de 2001 a 2008 e atuou como prefeito de Glória d’Oeste no período 2009 a 2016. 

Com menos de dois meses de mandato de Prefeito, Borgato e seu vice Gean Carlos Alves foram cassados pela Justiça, com base na Lei da Ficha Limpa.


Em menos de 60 dias de mandato, Nilton Borgato foi preso em janeiro e cassado em fevereiro.

Com apenas 19 dias no mandato de Prefeito,  Borgato foi preso por usar maquinários públicos em obra privada

O então prefeito de Glória D'Oeste, foi preso no dia 19 de janeiro de 2013 por utilizar maquinário da prefeitura para a construção de tanques para criação de peixes e de uma estrada. As obras, de acordo com a Polícia Militar Ambiental, estavam sendo feitas no sítio Bom Sucesso, pertencente ao gestor. Borgato foi preso em flagrante no local e o maquinário foi apreendido e levado para o pátio da secretaria de Obras de Glória D'Oeste.

O boletim de ocorrência relata que uma denúncia anônima levou uma equipe do Batalhão Ambiental de Cáceres a verificar os ilícitos praticados. No local, os policiais também constataram que uma área da propriedade foi desmatada ilegalmente, uma vez que está próxima ao córrego de nome 'Grande'. As intervenções na propriedade que visavam construir uma estrada, conforme o boletim, estavam sendo feitas em uma área alagadiça.

Foram apreendidos no local uma motoniveladora, dois caminhões do tipo caçamba, uma caminhonete, uma pá-carregadeira e mais uma máquina pesada que faz a escavação de terra. Todos os maquinários, informou a polícia, estavam emplacados como patrimônio público da Prefeitura de Glória D"Oeste

O prefeito foi preso e encaminhado para a Delegacia de Porto Esperidião. De acordo com a delegada Judá Maali Pinheiro Marcondes, além dos crimes ambientais, Borgato também foi autuado por utilizar indevidamente bens públicos em benefício próprio. “Eu me baseei na informação dos policiais militares que estiveram no local e constataram as irregularidades”, afirmou a delegada.

Judá Marcondes disse ainda que dois servidores da prefeitura também foram flagrados trabalhando no local.  destacou a delegada.



Nenhum comentário