Audiência de Custódia é regalia pra bandido, desabafa delegado de MT
"Regalia para bandido, pelo fim dessa aberração”
O delegado Gutemberg Lucena, atualmente titular da delegacia de Mirassol do Oeste, e que fez grande sucesso combatendo o crime no comando da delegacia de Vila Rica na tríplice fronteira entre Mato Grosso, Pará e Tocantins, fez um desabafo em seu perfil numa rede social, o tema em questão é o resultado das audiências de custódia.
No texto, o delegado escreveu: “Audiência de Custódia burocratiza mais o sistema, trava pautas e andamentos processuais, protege bandido”. O delegado defende que a prisão seja determinada com base na análise de documentos. “A regularidade da prisão pode ser aferida na análise documental do auto de prisão em flagrante. Regalia para bandido, pelo fim dessa aberração”, destacou Lucena.
De acordo com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) 56,28% dos presos e encaminhados para audiência de custódia em Mato Grosso até julho do ano passado foram colocados em liberdade.
Tiveram decretada a prisão preventiva 43,72% dos presos. A média de suspeitos soltos em Mato Grosso é maior que a média nacional, que é de 44,68%. A audiência de Custódia é uma garantia da rápida apresentação do preso a um juiz nos casos de prisão em flagrante. A ideia é que o acusado seja entrevistado pelo juiz, na audiência de custódia, em até 24 horas após a prisão, onde será determinado se aguardará julgamento em liberdade ou preso.
Com informações do AMZ Noticias
Nenhum comentário