Rondonópolis terá cerca de 25 candidatos a deputados nestas eleições
O prazo para o registro das candidaturas vai até a próxima quarta-feira (15).
Com tantas opções, é possível dizer que, como acontece tradicionalmente nos pleitos, o eleitor rondonopolitano poderá exercer o seu direito de escolher um candidato genuinamente de Rondonópolis – Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA
Para a disputa eleitoral que acontece no próximo dia 7 de outubro, Rondonópolis tem até agora 25 representantes oficializados nas convenções partidárias como candidatos a deputado estadual ou federal, além de um candidato ao Governo do Estado, no caso do senador Wellington Fagundes, e outro ao Senado da República, sendo o deputado Adilton Sachetti (PRB). O prazo para o registro das candidaturas vai até a próxima quarta-feira (15). A partir dos registros, caberá à Justiça Eleitoral, após análise da documentação, deferir ou não essas candidaturas. E, por esse quadro, é possível afirmar que, como acontece tradicionalmente nos pleitos, o eleitor rondonopolitano poderá exercer o seu direito de escolher um candidato genuinamente da cidade, não precisando recorrer a nomes de outras regiões do Estado de Mato Grosso. Portanto, para um colégio eleitoral de 150.831 eleitores, se realmente os votos forem concentrados em candidatos locais, Rondonópolis mais uma vez poderá eleger uma forte representação política, tanto a nível estadual como federal, com o discurso de que representam as regiões sudeste e sul de Mato Grosso.
Os partidos definiram nomes de candidatos a deputados estaduais e federais da região nas convenções realizadas no fim de semana passada. A chapa de Wellington Fagundes, na coligação A Força da União I, formada pelo PR, PRB, PCdoB e PT, tem como candidata a deputada estadual a comunicadora Kalynka Meireles (PRB). A coligação A Força da União II, formada com o Podemos, tem como candidatos estaduais Reverendo Wilson José e a ativista Sandra Raquel. Já a coligação A Força da União III tem pelo PV os candidatos a deputados estaduais Gislene Cabral de Souza, Francisco da Colônia de Pescadores Z-3, Zé Carlos da Vila Operária e Lídio Ferreira da Silva. Para candidato a deputado federal pela chapa A Força da União IV tem como definição o policial rodoviário José Medeiros (Pode) e Idilene Rodrigues dos Santos (PTB). Na segunda chapa para deputado federal, chamada de Mato Grosso Ético e Sustentável, composta pelo PV e pelo PCdoB, tem como candidato o advogado Carlos Naves de Resende.
O PSDB, que apoia a reeleição de Pedro Taques, optou por chapa pura para deputado estadual, que tem o nome de Rodrigo da Zaeli como candidato representando Rondonópolis e região. Para candidatura de deputado federal, PSB, PPS, PSDB e SD se reuniram para lançar três candidaturas, sendo uma delas a de Marildes Ferreira (PSB). O delegado Claudinei Lopes (PSL) sairá candidato a deputado estadual na chapa formada pelo PSL, PRP, DC, Avante e Patriota. Outra coligação formada pelos partidos SD, PRP, PRTB, DC, Avante e Patriota, também tem como candidatos a deputado estadual Valdir Correia e o Pastor Erlan.
Os partidos que apoiam o ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (DEM) ao Governo do Estado formaram chapão, tanto para a Assembleia quanto à Câmara Federal. A lista de siglas que disputarão as proporcionais coligadas inclui DEM, PDT, PSD, MDB, PSC, PMB e PHS, sendo 52 candidatos a deputado estadual e 29 a deputado federal. De Rondonópolis neste chapão concorrem para deputado estadual o vereador Thiago Silva (MDB), Nininho e Gilmar Fabris pelo PSD e Sebastião Resende (PSC). Carlos Bezerra (MDB) também busca a reeleição pelo chapão para deputado federal. Os vereadores Elton Mazette (PSC), tenente-coronel Sandro (PHS) e Fábio Cardozo (PDT) também concorrem a uma vaga de deputado federal no mesmo chapão que Bezerra.
O Psol lançou chapa pura tanto para estadual como federal. Na disputa estadual representando o partido na região a candidata é a cantora Janaína Lima. Na disputa de deputado federal, está Rubens Cantuário (PSOL) e, na ala GLBT, a candidatura de deputada federal da ativista Adriana Liário pelo PSOL.
ELEITORADO
Após o fechamento do cadastro eleitoral, o novo eleitorado de Rondonópolis foi contabilizado em 150.831 eleitores, que estão aptos ao voto nas eleições de outubro deste ano. A informação foi repassada ao Jornal A TRIBUNA pela juíza diretora do Fórum Eleitoral, Tatyana Lopes de Araújo Borges. Em 2016, o eleitorado de Rondonópolis apto a votar nas eleições municipais era de 143.537, um total de 7.294 a menos que o número atual. É o maior eleitorado do interior do Estado. Na sequência vem a cidade de Sinop, ainda assim com 86.946 eleitores.
Com: A Tribuna MT
Nenhum comentário