Eleições para governo de MT terá cinco candidatos

 Mato Grosso 


Ao findar das convenções partidárias na noite deste domingo (5), cinco candidatos ao Governo do Estado de Mato Grosso confirmaram seus nomes para o pleito 2018. O embate eleitoral deverá ser decidido entre o governador Pedro Taques (PSDB), o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (DEM) e o senador Wellington Fagundes (PR). Por fora, correm Moisés Franz (PSOL) e Arthur Nogueira (Rede).


Veja nomes definidos em convenção de candidatos ao governo de Mato Grosso nas eleições de 2018,


Pedro Taques (PSDB)

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) lançou na manhã deste domingo (5), em Cuiabá, a candidatura do governador Pedro Taques à reeleição.

Para vice-governador a convenção anunciou o nome de Rui Prado, também do PSDB. Ao Senado o partido lançou o deputado federal Nilson Leitão.

Pedro Taques disputou duas eleições, sendo eleito nas duas (Senador e Governador). No Senado, foi eleito nos 4 anos entre os 5 melhores senadores do país. No mandato de governo em andamento, enfrentou sérios problemas devido a maior greve da história do país e de herdar o estado roubado e assaltado do governo anterior (Silval Barbosa - MDB), roubos esses que o próprio ex-governador assumiu, superiores a 1 Bilhão de Reais.

A coligação tem o PSDB, PSL, PPS, PRP, Avante, DC, Solidariedade, Patriotas, PRPB e PSB


Arthur Nogueira (Rede Sustentabilidade)

O partido Rede Sustentabilidade lançou a candidatura do ex-superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Arthur Nogueira, a governador de Mato Grosso. A confirmação ocorreu durante convenção realizada no dia 28 de julho.

Nogueira passou quatro anos no cargo de superintendente da PRF em Mato Grosso e está licenciado do serviço público para disputar a eleição.


Moisés Franz (PSOL)

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) oficializou a candidatura do funcionário público Moisés Franz ao governo de Mato Grosso durante convenção realizada neste domingo (5), em Cuiabá.

O vice da chapa encabeçada por Moisés Franz é o enfermeiro Vanderley da Guia. Na convenção, a chapa também definiu dois candidatos ao senado: Procurador Mauro e Gilberto Lopes Filho.

Ainda não há definição sobre o número de deputados federais ou estaduais..


Wellington Fagundes (PR)

O Partido da República (PR) oficializou a candidatura de Wellington Fagundes ao governo de Mato Grosso durante convenção realizada no final da tarde deste domingo (5), em Cuiabá. 

Wellington Fagundes é senador por Mato Grosso, atualmente o que pesa contra sua candidatura é o fato de ser Réu no Suupremo Tribunal Federal.

A vice da chapa encabeçada por Wellington Fagundes é Sirlei Theis, (PV), desconhecida dos bastidores políticos e da população. Na convenção, a chapa também definiu Adilton Sachetti (PRB) e Maria Lúcia (PC do B) como candidatos ao senado.

A coligação tem PMN, PROS, PR, PC do B, Podemos, PP, PT, PV, PRB e PTB.


Mauro Mendes (DEM)

O DEM oficializou a candidatura do empresário e ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, ao governo de Mato Grosso durante convenção realizada neste sábado (4), na capital. Essa é a segunda vez que ele disputa o cargo.

O vice da chapa encabeçada por Mauro Mendes é o produtor rural Otaviano Pivetta,  ex-deputado estadual e  ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, derrotado nas últimas eleições quando tentava ser reeleito prefeito.

Mendes perdeu as eleições para prefeito de Cuiabá em 2008, sendo derrotado também m 2010 quando disputou a eleição para o governo, tendo na época o mesmo candidato a vice de hoje.

Já em 2012, Mauro foi eleito prefeito de Cuiabá. Ao fim mandato conturbado, decidiu no último dia abandonar o projeto de reeleição e os companheiros.