Aplicativo mostra Taques como único candidato limpo, sem processos
Detector de Corrupção mostra Pedro Taques limpo, já Wellington e Mauro Mendes respondem ações movidas pelo Ministério Público, por corrupção e/ou improbidade.
No pleito deste ano o eleitor vai ganhar mais uma ferramenta para ajudar no seu poder de decisão. É o aplicativo Detector de Ficha de Político, do movimento Vigie Aqui, ligado ao Instituto Reclame Aqui. Entre os pré-candidatos ao Governo de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB) é o único político que não responde a processos na Justiça. Segundo o app, Wellington Fagundes (PR) e Mauro Mendes (DEM) estão com inquéritos abertos ou já respondem ação movida pelo Ministério Público, por corrupção e/ou improbidade.
Enquanto Pedro Taques não sofre ação na Justiça, Fagundes tem um inquérito e uma ação, e Mauro responde a uma ação por improbidade.
No caso de Wellington, ele é alvo de inquérito que apura crime de corrupção ativa, passiva, peculato e lavagem ou ocultação de bens. O inquérito 2340 corre no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2006, ou seja, há 12 anos. Também pesa contra o senador a ação civil pública, n° 0001591-02.2014.4.01.3602, no Tribunal Federal Regional (TRF) da 1° Região.
Já o ex-prefeito de Cuiabá e pré-candidato pelo Democratas, Mauro Mendes responde a uma ação civil pública por improbidade administrativa, movida pelo Ministério Público Federal (MPF), acusado de se beneficiar em fraude de processual em aquisição de empresa. A fraude em questão deu um prejuízo de R$ 700 milhões à União.
Mauro Mendes também é acusado por atos de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito em decorrência de suposta simulação de empréstimo para a aquisição de um apartamento de luxo em Cuiabá, penhorado em leilão judicial.
Aplicativo - O aplicativo usa reconhecimento facial e segundo os organizadores tem 98% de precisão, ao identificar o político fotografado. O app funciona onde o político estiver, seja em comerciais de TV, debates, anúncio de jornais, vídeos na internet e comícios.
O banco conta com governadores, vice-governadores e deputados federais eleitos em 2014. Senadores eleitos desde 2010, presidentes e vice-presidentes vivos, candidatos a presidentes e governadores, com base no Datafolha e Ibope.
O APP está disponível para IOS e Android, basta procurar nas lojas de APP por Detector de Ficha de Político.