Reuniões com milhares de pessoas pró Taques causa desespero no PDT

Partido aliado do pré-candidato Mauro Mendes, se assustou com tanta gente em eventos com o governador e entrou com denúncia no TRE

Foto do Deputado Zeca Viana, PDT-MT

O Diretório do PDT, entrou com representação na Justiça Eleitoral, contra o governador José Pedro Taques (PSDB). A cobrança dos pedetistas é de quem bancou duas reuniões com a presença de milhares de servidores, admiradores e eleitores do governador.

A questão levantada pelo partido que é aliado do pré-candidato ao governo de MT, "Mauro Mendes", apresenta denuncia que as reuniões promovidas por Taques, pré-candidato à reeleição, ocorreram na quarta (11) e quinta-feira (12) e chegaram a ser transmitidas ao vivo pelas redes sociais – Facebook e  Instagram.

O entendimento do advogado Rodrigo Cyriney, que assina a petição pelo PDT, é de que a conduta de Taques "possivelmente" caracteriza abuso do poder econômico e político, além de configurar propaganda extemporânea e gastos eleitorais sem a devida prestação de contas.

Nos autos, a denúncia enfatiza que a primeira reunião, no dia 11, reuniu cerca de 500 servidores comissionados do Estado, “o que, segundo a representação, é muito para uma quarta-feira qualquer, ocasião em que conclamou esse número expressivo de funcionários públicos, onde havia também admiradores e eleitores de Taques.

No desespero dos adversários do governador em ver tanta gente reunida, consta no processo que Taques fez publicidade institucional velada ao divulgar os “feitos” de sua administração no seu perfil do Instagram que transmitiu o evento ao vivo, no entanto, ambas, as duas reuniões ocorreram a noite, fora de horário de trabalho, tanto do governador quanto de funcionários que prestigiaram, além de contar com a presença de centenas de pessoas que não são funcionários públicos.
.
Pra aumentar ainda mais o desespero do PDT, na reunião realizada no dia seguinte (12), o número de servidores foi ainda maior, contando com 800 comissionados de diversas secretarias, onde também esteve um grande número de simpatizantes e eleitores do governador.

Seriam os aliados de Mauro Mendes tão ingênuos, ao ponto de pensarem que os encontros estadual do DEM no estado, com a presença de Mauro, Jaime e CIA, não são políticos, não é caso de campanha eleitoral, e são gratuitos? Embora todas as edições dos encontros do DEM pelo estado, tenha sido um fiasco completo, ao ponto de alguns defensores do projeto do DEM desanimarem.

O PDT está agindo mais ou menos no sentido: "Nós podemos tudo, nosso adversário nada"

Em 2010, o então governador Silval Barbosa, candidato a reeleição, segundo denúncia, teria convocado os servidores através de um ofício e feito o pagamento da diária de serviço aos servidores presentes no encontro político, servidores esses que viajaram de seus municípios até Cuiabá. Naquele tempo, o PDT já era velho, já tinha em seus quadros o Deputado estadual Zeca Viana, mas não se manifestou ou preocupou em denunciar.