Morador emociona com depoimento sobre pai que voltou a enxergar após Caravana
‘Eu nunca tive um atendimento médico tão bom, nunca fui tão bem recebido, nunca um Governo fez isso’
O senhor Eraldo Mendes, morador de Várzea Grande, emocionou participantes de um encontro de lideranças comunitárias, realizado no município no fim da última semana, com o depoimento sobre o pai dele, de 79 anos, que recuperou 100% de sua visão após ser submetido a cirurgia de catarata na edição de Cuiabá da Caravana da Transformação.
Segundo Eraldo, o pai João Batista já estava praticamente cego e a família não dispõe de condições financeiras para custear o procedimento que ele necessitava. “Meu pai tinha muita dificuldade para enxergar, aí eu levei ele na Arena Pantanal porque disseram que o Governo estava operando. Ele fez questão de sair na rua depois contando: ‘eu nunca tive um atendimento médico tão bom, nunca fui tão bem recebido, nunca um Governo fez isso’”, relatou.
A Caravana da Transformação em Cuiabá realizou um total de 14.115 cirurgias, das quais 11.967 foram de catarata, 735 de pterígio, 1.413 yag laser e atendeu a um público total de 80.626 pessoas.
“Eu jamais teria a oportunidade de dar esse presente para o meu pai. Eu fui lá e presenciei isso. Outras pessoas que tinham dificuldade financeira, eu vi que também voltaram a enxergar. Essa cirurgia de olho é muito cara e para quem não enxerga é muito difícil conseguir. Meu pai já estava praticamente cego. Mudou a vida do meu pai, ele está feliz da vida”, completou Eraldo.
Apesar dos reflexos positivos observados com a Caravana, o grupo de oposição a Pedro Taques (PSDB), liderado por Mauro Mendes (DEM), fez uma série de pedidos na Justiça para que pós-operatórios realizados 30 dias após a edição de Sinop, que ocorreu entre os dias 21 de maio e 03 de junho deste ano, fossem suspensos por conta de suposto desrespeito à legislação do período pré-eleitoral e que isso estaria beneficiando Taques no pleito deste ano. A Justiça, entendendo a relevância do programa, negou todos os pedidos.
Implantada em 2016, a Caravana da Transformação já teve 14 edições em diferentes microrregiões de saúde do estado. Segundo dados da administração estadual, até o momento, foram realizadas 66.409 cirurgias oftalmológicas, sendo 52.323 de catarata, que devolve a visão aos cidadãos.