Programa Parar de Fumar ajuda dependentes em Cáceres-MT
Parar de Fumar - Uma Escolha pela Vida
Imagem ilustrativa
O Brasil está entre os países com os maiores índices de ex-fumantes, segundo estudo internacional divulgado pela revista médica The Lancet. Em Cáceres um programa da secretaria de saúde vem ajudando algumas pessoas a sair do vício no cigarro.
O Programa Parar de Fumar - Uma Escolha pela Vida, conta com uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, odontólogo, psicólogo e nutricionista, tudo com o intuito de colaborar para o processo de cessação do Tabagismo nos pacientes participantes.
Além dos profissionais participantes, o Programa ainda conta com o apoio de estagiários da FAPAN e da UNEMAT. “Este é um projeto importante, que demonstra o esforço da secretaria de saúde para a melhoria da qualidade de vida da nossa população” afirmou o secretário interino de Saúde, Antônio Mendes.
O primeiro Grupo participante do Programa, Parar de Fumar - Uma Escolha pela Vida coordenado pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) CAIC, é formado por 12 pessoas com histórias diferentes, mas com um ponto em comum que é o desejo de abandonar o cigarro e melhorar a qualidade de vida.
O programa oferece todo o apoio necessário para que o paciente consiga seu objetivo, com consultas e aconselhamento.
“Além do ganho em saúde, os participantes estão cuidando de suas famílias que convivem com a fumaça nociva do cigarro. Esse cuidado também será convertido em economia de recursos públicos, já que o gasto com tratamento de doenças relacionadas ao fumo é muito alto no SUS.
Segundo a Enfermeira Rafaela Vila Ramos, coordenadora do Programa, o trabalho realizado é gratificante.
“Toda equipe do PSF CAIC se sente muito feliz ao ver a evolução dos participantes e gratificada todas as vezes em que um paciente relata as mudanças e melhoras positivas que estão ocorrendo em suas vidas e de suas famílias”.
Adamir Alves é esposo de uma tabagista participante do 1º grupo e que: “Estou gostando que ela faz parte desse grupo para parar de fumar, e no que depender de mim, vou me esforçar muito para que ela não perca nenhuma consulta.”
JornalOeste