Donald Trump quer pena de morte para traficantes de drogas nos EUA



O presidente americano, Donald Trump, sugeriu a aplicação da pena de morte para traficantes de drogas. A insinuação acirrou sua retórica contra o crime em meio a uma crise de opioides que mata cerca de 200 americanos por dia.

— Os traficantes de drogas realmente estão causando problemas — declarou Trump, durante uma reunião na Casa Branca sobre a crise. — Alguns países têm punições extremamente rígidas. A pena capital. E eles têm muito menos problemas de drogas do que nós.

Seus comentários fazem eco aos boatos na Casa Branca de que Trump estaria falando fervorosamente sobre as políticas do polêmico líder filipino, Rodrigo Duterte.

O governo do presidente das Filipinas coincidiu com uma onda de assassinatos extrajudiciais, supostamente tendo traficantes de drogas como alvos, e que estão sendo investigados pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

— Precisamos de força contra os traficantes — disse Trump. — Tem que ter força e tenacidade. Então, vamos ter que ser muito rígidos nas punições. Eles matam centenas e centenas de pessoas, e a maioria nem vai para a prisão. Se você atira em uma pessoa, você paga com a vida. Te condenam à pena de morte. Eles podem matar 2.000, 3.000 pessoas e nada acontece.

Em novembro, Trump encontrou Duterte durante uma cúpula em Manila. O assunto dos direitos humanos não foi tratado durante a conversa de 40 minutos, segundo o porta-voz do presidente filipino, Harry Roque. Já a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, disse que a questão foi abordada brevemente.

Duterte, que costuma elogiar Trump, afirmou que diria ao presidente dos EUA para “ficar na sua” se este abordasse acusações de violações de direitos humanos. O governante filipino já foi chamado de “Trump do Oriente” por seu estilo e linguagem ríspidos. Em maio, Trump foi criticado por elogiar Duterte durante um telefonema pelo “ótimo trabalho que está fazendo para conter os narcóticos ilegais”.




FONTE: fatoonline