Segundo IBGE, Mato Grosso tem a 2ª menor taxa de desempregados do país
Agronegócio e atuação do governo do estado coloca Mato Grosso em situação privilegiada no cenário nacional.
Mato Grosso, empatado com Mato Grosso do Sul, teve a segunda menor taxa de desempregados do país no quarto trimestre de 2017. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) trimestral divulgada nesta sexta-feira (23 - 02).
No período analisado, segundo o IBGE, os dois estados tiveram taxa de 7,3% de pessoas sem emprego. A menor taxa foi registrada no estado de Santa Catarina (6,3%).
Completam o ranking: Rondônia (7,6%), Rio Grande do Sul (8%) e Paraná (8,3%).
Em Mato Grosso, a taxa de desempregados foi maior entre as mulheres. São 9,6% para elas e 5,8% para eles.
Os jovens de 18 a 24 anos concentraram a maior porcentagem de pessoas sem emprego. No período analisado, 15,1% da população com essa idade estava desempregada. A menor taxa (2,4%) se refere aos adultos com mais de 60 anos.
No Brasil, faltava emprego para cerca de 26,4 milhões de brasileiros. Esse número representa os trabalhadores subutilizados no país, grupo que reúne pessoas que poderiam trabalhar, mas estão desocupadas, e aqueles que trabalham menos de 40 horas semanais.
Entre os fatores que contribuem para que o estado de Mato Grosso esteja bem avaliado, estão o Agronegócio, os salários de 100 mil servidores do estado sem atrasos como em outros estados e o fato do Governo de MT ser o único no Brasil que paga RGA, promovendo o aquecimento da economia. Quanto as ações do governo Taques, destaca-se ainda os mais de 2.600 quilômetros de estradas pavimentadas e recuperadas na atual gestão, contribuindo com o escoamento de toda produção, além do setor de segurança ter sido o terceiro no país a receber maiores investimentos, um atrativo aos investidores da iniciativa privada.