Entrega de medalhas e reconhecimento público marcam solenidade de aniversário do Bope
TROPA DE ELITE
Autoridades militares, civis e policiais do próprio batalhão receberam a medalha ‘Mérito de Operações Policiais Especiais’
Autoridades militares, civis e policiais do próprio batalhão receberam a medalha ‘Mérito de Operações Policiais Especiais’
Autoridades militares, civis e policiais do próprio batalhão receberam a medalha ‘Mérito de Operações Policiais Especiais’
Na noite desta quarta-feira (21.02), o Batalhão de Operações Especial (Bope) da Polícia Militar celebrou 30 anos de atuação no combate aos crimes de maior potencial ofensivo (assaltos com reféns, roubos a bancos, tráfico de drogas e ações com uso de artefatos explosivos, entre outras) no Estado.
Na solenidade, a ‘tropa de elite’, os “caveiras”, como são chamados, tiveram o reconhecimento público do governador Pedro Taques. Taques disse que não é “caveira” por formação, mas está honrado por governar Mato Grosso contando com policiais tão comprometidos e preparados para agir em situações extremas. “É uma honra tê-lo nas nossas forças policiais. Como governador, cabe-me dar condições para que os senhores possam trabalhar na segurança da população”, completou.
O evento também foi marcado pela imposição da medalha ‘Mérito de Operações Policiais Especiais’, entregue para 67 pessoas entre autoridades militares, civis e policiais do próprio batalhão. Essa horária é concedida àqueles que contribuíram direta ou indiretamente com as atividades do Bope.
Entre os agraciados estão o general da 13ª Brigada, Fernando Dias Herzer, o secretário da Casa Militar, Wesney Sodré, o secretário de Segurança Gustavo Garcia, o comandante geral da PMMT coronel Marcos Vieira da Cunha, o subchefe de Estado Maior coronel Henrique Correa da Silva Santos, a juíza da 7ª Vara (Contra o Crime Organizado e Corrupção) Selma Arruda, entre outros.
Integrante do Batalhão do Bope há 11 anos e há sete meses na função de comandante, em sua fala o tenente-coronel Ronaldo Roque da Silva destacou a importância do trabalho de cada policial que passou e que hoje compõe o efetivo do Batalhão no fortalecimento e evolução da unidade militar.
“Uma reflexão desde os idos de 1988 até os dias atuais evidencia notadamente que o trabalho intenso, a dedicação extremada e, acima de tudo, a busca pela evolução, geraram profundas transformações e fizeram dessa unidade referência em operações especiais no âmbito estadual e nacional”, assinalou Roque.
Para o comandante geral da PMMT, coronel Cunha, o Bope é uma unidade fundamental à Segurança Pública. Formada por policiais preparados e dedicados, diz, a tropa tem papel essencial na missão da PMMT de trabalhar na prevenção e repressão à criminalidade e assim aumentar a sensação de segurança da população. “É uma grande honra receber essa medalha”, avaliou.
O secretário Gustavo Garcia, um dos agraciados com a ‘Mérito de Operações Policiais Especiais’, disse que o trabalho do Bope significa resposta eficiente e qualificada contra a criminalidade. “Que honra ostentar essa medalha”, disse.
A celebração prossegue hoje, a partir das 18 horas, na Assembleia Legislativa, onde haverá uma sessão solene em comemoração ao aniversário da unidade. Militares e colaboradores serão homenageados.