STF decide arquivar processo contra Blairo Maggi



O ministro do STF Luiz Fux decidiu arquivar a denúncia oferecida pelo ex-Procurador-Geral da República Rodrigo Janot contra o ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

Maggi era acusado de supostamente estar por trás de um esquema de caixa 2 que teria rendido R$ 5 milhões a sua candidatura ao Senado e ao ex-governador Silval Barbosa, durante sua reeleição ao governo do Mato Grosso em 2010.

A denúncia, feita a partir dos depoimentos de colaboração premiada do ex-secretário da Casa Civil à PGR, Pedro Nadaf, afirma que o esquema teria contado com o frigorífico Marfrig, que seria a origem dos recursos ilícitos.

Em 2010, segundo Nadaf, o suposto esquema teria beneficiado Maggi, então candidato ao Senado, assim como Silval Barbosa (sem partido), que disputaria a reeleição ao Palácio Paiaguás. O montante da propina, de R$ 5 milhões, teria sido repassado pelo frigorífico Marfrig.

O Ministro Fux livrou o ministro, porém determinou que seu suplente, Cidinho Santos, seja investigado. “Deveras, não se constata, primo ictu oculi, atribuição de prática criminosa ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, mas unicamente ao seu suplente e atual senador da República José Aparecido dos Santos (Cidinho)”, diz trecho da decisão.

Nenhum comentário