Até hoje (16) governo do RJ não pagou Agosto, Setembro e 13º dos servidores.
Mais de 38 mil servidores ativos e aposentados ainda não receberam o pagamento de agosto e setembro. Secretaria Estadual de Fazenda, no entanto, diz que não tem dinheiro.
O governo do RJ tem até esta segunda-feira (16) para depositar os salários de setembro para funcionários da Educação e da Segurança. Só que mais de 38 mil ativos e aposentados ainda não viram a cor do dinheiro de agosto.
A Secretaria Estadual de Fazenda, no entanto, diz que não tem dinheiro e que não tem previsão para pagar esses servidores. E a mesma coisa acontece com o salário do mês de setembro. Para regularizar o pagamento do mês de agosto desses servidores, o estado precisa de R$ 271 milhões.
“Na verdade, a gente já convive com essa incerteza há 22 meses. Desde dezembro de 2015 quando começou a atrasar o décimo-terceiro salário. Não é errado o servidor receber em dia. O que é errado é o governo fazer essa distinção e simplesmente não estabelecer quando é que vai pagar”, afirma Ramon Carrera, do Movimento Unificado dos Servidores (Muspe).
Mais de 38 mil servidores estaduais da ativa e inativos estão sem receber os salários de agosto. Para o pagamento, são necessários mais de R$ 271 milhões. O 13º salário do ano passado ainda não foi recebido pelos servidores.
O representante do Muspe criticou decisões da justiça que consideraram a falta de pagamento como "um mero aborrecimento" e afirma que o Governo do Rio de Janeiro não possui estratégia para tirar as finanças públicas do buraco.
“O Rio de Janeiro vive de receitas pontuais. Ele não tem nenhum planejamento para fazer o estado melhorar a arrecadação", destacou Ramon Carrera.
Lembrando que o governador do estado pertence ao mesmo partido do Presidente Michel Temer.
Do G1
Nenhum comentário