Parque das águas em Cuiabá não tem data prevista para inauguração
Previsto para ser entregue na semana do aniversário de Cuiabá, portanto na semana passada, o Parque das Águas continua sem data certa para estar oficialmente pronto. O local que foi inaugurado em dezembro do ano passado, sem ser finalizado, seria segundo a Prefeitura entregue oficialmente em comemoração aos 298 anos da capital.
No entanto, o secretário de comunicação de Cuiabá, José Roberto Amador, confirma que mesmo sendo uma promessa para as festividades, o prefeito Emanuel Pinheiro decidiu não entregar às pressas. O secretário afirmou que a obra vai seguir sem data prevista de entrega oficial e enquanto as adequações necessárias não forem feitas o local não será entregue, apesar de já estar sendo utilizado.
“Essa é inclusive uma orientação do prefeito, ele não quer nada meia-boca. A entrega de fato não entrou na agenda e só acontecerá, oficialmente, quando estiver 100% concluído, sinalizado. Arquitetos inclusive estão trabalhando para a harmonização e nas questões estruturais que precisam ser ajustadas”, confirma o secretário José Roberto Amador.
Vale ressaltar inclusive que o local é alvo de uma investigação do Ministério Público Estadual devido à falta de acessibilidade. Quem caminha pelo parque sente que muita coisa ainda precisa ser feita. Na academia, por exemplo, o piso está rachando, alguns aparelhos estão soltando. Já em relação ao local, as críticas vão desde o asfalto de má qualidade e os peixes mortos na lagoa até o esgoto que é despejado no parque.
O projeto orçado em R$ 18 milhões e que foi lançado no final de 2013 só foi iniciado em setembro de 2015. Somente a fonte luminosa foi comprada a um custo em torno de US$ 980 mil. O material foi adquirido diretamente da China, pela Prefeitura de Cuiabá. O equipamento traz funções como o “show das águas”.
A fonte luminosa tem 70 metros de extensão e está instalada no centro da Lagoa Paiaguás. Durante as apresentações, serão lançados jatos de água de até 70 metros de altura, todos iluminados coloridamente e que “dançarão” acompanhando o ritmo de pelo menos 20 canções diferentes. A previsão é de que aconteçam dois shows por noite, sendo um às 20h e outro às 21h30.
A obra é uma parceria entre o município de Cuiabá e o Governo do Estado. Segundo o projeto, o parque terá 270 mil metros quadrados com 1.500 metros de pista de corrida e caminhada, 1.600 metros de ciclovia, dois quiosques, duas academias ao ar livre, dois parquinhos infantis e um mirante.
No período da noite, os visitantes poderão conferir um espetáculo com fontes luminosas no centro da lagoa, que possui 80 mil metros quadrados de lâmina d’água. Também será construído um estacionamento para mil vagas.
Além disso, será construído um mirante com altura de 25 metros. O mirante será uma réplica da Torre Eiffel (localizada em Paris) e o acesso ao topo será possível tanto por escada quanto por elevador.
Diário de Cuiabá
Nenhum comentário