Prefeitura de Cuiabá usará Câmeras que deveriam dar segurança a população para multar motoristas.



A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) resolveu começar a multar motoristas por meio das câmeras de videomonitoramento, instaladas nas principais vias de Cuiabá. Por enquanto elas estão em quatro pontos,  onde atualmente existe sinalização indicando aos motoristas que o trecho é monitorado. Elas estão no cruzamento da avenida Mato Grosso com a Historiador Rubens de Mendonça (AVª do CPA) e a Tenente Coronel Duarte (Prainha). Na Prainha com a Isaac Póvoas e Generoso Ponce, na Avenida do CPA próximo ao viaduto da Miguel Sutil e também na Carmindo de Campos com a Tancredo Neves. O diretor de trânsito da Semob, Michell Diniz, disse que por meio das imagens é possível identificar infrações como falar ao  celular enquanto dirige, não usar o cinto de segurança, estacionar em locais proibidos, fazer conversões também em locais proibidos, fazer ultrapassagens em locais proibidos, parar sobre faixas de pedestres, trafegar em faixas exclusivas de ônibus, entre outros. “São câmeras com imagens em alta resolução e com a aproximação é possível ver até o interior do veículo”.afirmou Diniz. 
Segundo ele, são 32 câmeras espalhadas pela cidade, que aos poucos passarão a ser utilizadas para punir motoristas que não respeitam a lei. Diniz lembra que as câmeras começaram a ser instaladas em 2015, e desde então a Semob vem atuando e dando advertência a motoristas que desrespeitavam as leis. “Quando um motorista era flagrado, por exemplo, estacionando o carro em local proibido, os agentes ligavam para aquela pessoa e pediam que retirasse o veículo, ou como em muitos casos, os agentes se deslocavam até o local e o motorista era multado”.
Mas agora, como algumas vias já estão sinalizadas, avisando os motoristas que o local é monitorado, qualquer infração nesses locais acarretará em multas ao condutor. 
Em contatos online, o Digoreste News falou com diversos condutores de veículos que disseram ter ficado impressionados com o quanto o poder público só se preocupa em multar. Um internauta [D.M.C] postou em seu perfil no face: "Olha que graça a utilidade dessas câmeras espalhadas pela cidade. Só servem para punir, multar os condutores de veículos. Para pegar ladrão que assaltam e roubam carros e motos a cada segundo em Cuiabá, para isso não serve, não tem utilidade contra bandidos e vagabundos"

Nenhum comentário