Prefeitura de Várzea Grande estabelece parceira com projeto ‘Cantorum de Música Sacra’
Várzea Grande vai sediar a 4ª edição da semana Cantorum de Música Sacra de Cuiabá e Várzea Grande.
Várzea Grande vai sediar a 4º edição da semana Cantorum de Música Sacra de Cuiabá e Várzea Grande. Despertar para a formação de novos corais nas igrejas, principalmente os infanto-juvenis e envolver, famílias e comunidades, independente da religião, em torno da boa música é o principal objetivo do evento. O maestro e regente de corais André Vilani, apresentou na tarde desta quarta-feira, 15, à prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre Campos, as propostas e a intenção de se firmar parceria com o município para idealização do evento.
Segundo Andre Vilani é a primeira vez que se busca parceria com o poder público, o evento é segmentado por igrejas católicas que possuem corais na intenção de propagar a música sacra, erudita e clássica e, dar oportunidade à população de ter acesso ao canto de coral. “Propomos uma parceria entre UFMT, igrejas interessadas, empresas e município para fomentar não somente a música católica, mas a cultura como um todo partindo da reunião de corais. Acreditamos que a música é uma força geradora de vida e consegue unir e congregar mensagens e valores que interfere no desenvolvimento integral da personalidade do equilíbrio emocional e social. Um evento que reúne famílias em torno da música”, explicou Vilani.
Como explica ainda André Vilani a intenção é agregar Várzea Grande por ter vários grupos de corais já com expressão e socializar o evento a mais comunidades católicas do município. “Ano passado mais de duas mil pessoas assistiram as apresentações e 520 pessoas participaram dentro dos grupos e formações de corais. Este ano, com mais um dia acrescentado na semana de programação ao menos cinco grandes corais de Várzea Grande já confirmaram a participação e outros são aguardados. Já fazem parte do evento o Coral do Cristo Rei, Coral Alquimia, Coral Seminaristas, Coral Santa Cecília e Coral Paróquia Nossa Senhora das Graças do Parque do Lago. Queremos incentivar os infanto-juvenis”.
A prefeita Lucimar Sacre de Campos disse que esse tipo de evento é muito importante para o município, pois mantém viva a cultura do canto de coral que já é uma tradição nas igrejas e instituições públicas. “A prefeitura apoia este evento e será parceira por promover a interação e o estímulo cultural que enriquece tanto os bons valores e reuniões. Trazer a Semana Cantorum para Várzea Grande é compartilhar a boa música com toda a sociedade”.
A prefeita disse ainda que o projeto se dedica em formar e incentivar jovens para a arte do canto e com a formação do jovem. “Nesse quesito Várzea Grande implantou o projeto em oito escolas municipais com o programa Escola em Tempo Ampliado, uma extensão do ensino integral, onde 800 alunos são beneficiados. Trabalhamos com aulas de dança, música, informática, reforço escolar, tudo em prol do complemento da formação do alunado. Sempre estaremos juntos e nos unindo à projetos e atividades que possuem esta finalidade”, destacou a prefeita Lucimar.
O maestro Andre Vilani, diretor artístico da Cantorum, afirma que essa é uma grande oportunidade para que a população conheça o trabalho desenvolvido por uma parte dos corais que atuam na região e que tem, dentre outros estilos, a música sacra como parte do repertório. Por outro lado, a semana também é uma forma de atualização profissional para quem canta e de lazer para quem procura uma programação cultural diferente.
“Não precisa ser católico para apreciar a música sacra. Hoje, além de ser a origem da música sacra no mundo ocidental, o canto gregoriano, por exemplo, é muito difundido, admirado e cultuado por todos, especialmente por sua estética e seu mistério”, explica Vilani.
O diretor artístico pontua que ainda que pese a liberdade artística, o estilo dos compositores e os momentos na história do mundo em que as canções foram compostas, a música sacra é uma forma de oração, uma forma de falar com Deus. “É uma forma de você evangelizar, de conversar com o Criador, de levar os ensinamentos de Jesus e até mesmo de convidar o cristão a vivenciar mais a igreja e sua função junto à sociedade. A música é um grande aliado de todas as religiões, uma ferramenta para levar a palavra de Deus”, analisa.
André Vilani, que também é preparador vocal e corista, afirma que o evento ainda é uma chance única para troca de experiências entre os corais, dos mais experientes, àqueles com menos tempo de estrada. O evento está previsto para ocorrer de 06 a 11 de novembro de 2017 na paróquia católica do Cristo Rei, em Várzea Grande.
Nenhum comentário